Pesquisam apontam quadro de indefinição de favoritos na França

A menos de uma semana do primeiro turno das primárias da esquerda na França e depois de dois debates televisionados, as pesquisas apresentam nesta segunda-feria (16) um panorama incerto em razão da dispersão do apoio entre os três candidatos. O ex-chefe de governo Manuel Valls e os ex-ministros Arnaud Montebourg e Benoit Hammon estão muito igualados nos resultados das pesquisas e nenhum deles consegue uma decolagem notável que o faça favorito.

eleiçoes na França - Foto: Reprodução/Prensa Latina

Depois do segundo debate televisivo realizado neste domingo (15) à noite, a pesquisa Elabe para a rede de televisão BFMTV indicou que 29 por cento dos telespectadores considerou Montebourg como o mais convincente, seguido por Valls, com 26 por cento, e por Hammon, com 25.

A hierarquia muda ao levar em conta só a opinião dos simpatizantes da esquerda, mas a brecha entre os três políticos continua sendo bastante reduzida.

30% dos seguidores da esquerda avaliou que o mais convincente foi Hammon, enquanto seus dois rivais lhe seguem de perto, com cerca de 26 por cento.

Ainda que os analistas tenham assinalado nas últimas semanas Valls como o favorito para se impor nas primárias de esquerda, as pesquisas dos últimos dias coincidem em refletir um panorama muito dividido.

Os outros quatro candidatos (Vincent Peillon, Sylvia Pinel, François de Rugy e Jean-Luc Bennahmias) estão bastante afastados com menos de 10 por cento em todos os casos.

Depois de um primeiro debate no qual os pré-candidatos se centraram em apresentar seus programas quase sem se atacarem, no segundo encontro subiram o tom com fortes polêmicas em temas como a migração, a transição energética e a possibilidade de legalizar a maconha.

Em várias ocasiões, o ex-primeiro-ministro foi alvo de críticas de seus rivais por suas decisões de governo, enquanto este tentou defender seu balanço e se mostrou orgulhoso do trabalho realizado junto ao presidente François Hollande, quem decidiu não optar pela reeleição na atual campanha presidencial.