Jô Moraes ouve queixas dos trabalhadores sobre reforma da Previdência 

“Motorista não tem condições de trabalhar até 65 anos. Nem tem emprego prá quem tem essa idade e nem a gente aguenta. Risco de matar com um acidente”, declarou um motorista à deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), em visita à Betim. A Reforma da Previdência é hoje o assunto mais debatido quando o agente público vai conversar com trabalhador na sua vida cotidiana, destacou a parlamentar, que faz visitas regulares às portas de fábrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Jô Moraes ouve queixas dos trabalhadores sobre reforma da Previdência - Ass. Dep. Jô Moraes

Segundo ela, “a grande mídia contratada por Temer já começou a propaganda enganosa sobre a reforma da Previdência. O discurso do Ministério veiculado na propaganda é dirigido aos aposentados falando que nada vai mudar na vida deles e que a reforma é para garantir que eles recebam. Só para esconder as verdadeiras intenções da proposta.”

E explica aos trabalhadores, angustiados e temerosos com as mudanças, que “a reforma é exatamente para mudar a vida das pessoas que estão no mercado de trabalho, principalmente dos jovens que entrarão.”

Para quem está no mercado de trabalho, as regras de transição são para o trabalhador com menos de 50 anos, se homem, e 45, se mulher, que só pode aposentará se aposentar com a idade mínima de 65 anos e 25 anos de tempo de contribuição.

Para os que ainda entrarão no mercado, as regras são ainda mais perversas, já que exige 65 anos de idade, para homens e mulheres, indistintamente, e 49 anos de contribuição para receber o benefício integral

“O governo ilegítimo de Temer deve estar achando que pode tratar todos os problemas como mais um ‘acidente pavoroso’, como ele chamou a chacina de Manaus”, critica a deputada.