Mulheres preparam grande marcha contra Donald Trump nos EUA

Mulheres norte-americanas organizam para o dia 21 de janeiro o que promete ser uma grande manifestação contra o presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O evento deverá ocorrer na capital do país, Washington, um dia após a posse do novo mandatário.

The Women’s March

Organizada com a ajuda das redes sociais, a The Women’s March on Washington (Marcha das Mulheres em Washington), conta com grande adesão feminina e tem gerado repercussão internacional. A estimativa das organizadoras do protesto é que milhares de pessoas participem. Também são esperadas manifestações menores em outros estados.

A página do movimento no Facebook já possui mais de 100 mil curtidas e mais de 400 mil pessoas demonstraram interesse, pela plataforma, de participar da marcha. O texto de justificativa do ato explica que as mulheres estão “juntas, em solidariedade, com os parceiros e crianças, para a proteção de nossos direitos, nossa segurança, nossa saúde e nossas famílias – reconhecendo que nossas comunidades vibrantes e diversas são a força de nosso país. A retórica do último ciclo eleitoral insultou, demonizou e ameaçou muitos de nós – mulheres, imigrantes, aqueles com diversas religiões (particularmente muçulmanos), pessoas que se identificam como LGBT, nativos e indígenas, negros e castanhos, pessoas com deficiência, economicamente empobrecidos e sobreviventes de agressão sexual. Somos confrontados com a questão de como avançar face à preocupação e ao medo”.

Ainda segundo o texto, “no espírito da democracia e honrando os defensores dos direitos humanos, da dignidade e da justiça que nos precederam, nos juntamos na diversidade para mostrar nossa presença em números muito grandes para serem ignorados. A Marcha das Mulheres em Washington enviará uma mensagem ousada ao nosso novo governo no seu primeiro dia de trabalho e ao mundo: que os direitos das mulheres são direitos humanos. Estamos juntos, reconhecendo que defender os mais marginalizados entre nós é defender a todos nós”.

Durante a campanha presidencial deste ano, o controverso Donald Trump, então candidato, se envolveu em diversas polêmicas por conta de seu tom agressivo contra imigrantes, mulheres e outros grupos da sociedade. Além do comportamento desrespeitoso em relação ao público feminino, diversas mulheres vieram a público acusar o empresário do ramo imobiliário de assédio sexual. Um vídeo também foi divulgado em que Trump aparece tecendo comentários machistas e associando ao seu imenso volume de dinheiro a capacidade que, segundo ele, teria de fazer “o que quisesse com as mulheres”.