China pretende intensificar desenvolvimento das relações com Vietnã

A Chancelaria chinesa assegurou que Pequim advoga por um desenvolvimento são e estável das relações com o Vietnã, ressalta, nesta terça-feira (10), a imprensa oficial do país.

China e Vietnã

Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nguyen Phu Trong, visitará esta nação de 12 a 15 de junho próximos, por convite do presidente da China, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh).

Esta nação outorga uma grande importância a essa visita, a primeira de Nguyen em seu segundo mandato como chefe do partido, expôs o porta-voz.

Ele adiantou que como parte da viagem do funcionário partidário vietnamita, está previsto que líderes chineses e do PCCh se reúnam com Trong para analisar o desenvolvimento das relações bilaterais e assuntos de interesse comum.

Lu assinalou também que Beijing está pronto para trabalhar com Hanói a fim de continuar a amizade tradicional de ambos países, fortalecer a comunicação estratégica e a confiança política mútua, aprofundar a cooperação prática e promover um desenvolvimento sustentável, são e estável dos vínculos bilaterais.