Estados Unidos enviarão novos soldados para o Afeganistão

O governo estadunidense enviará 300 infantes da marinha à província afegã de Helmand para treinar as forças de segurança locais em sua luta contra o movimento Talibán, confirmaram, nesta segunda-feira (9), fontes oficiais.

Militares estadunidenses no Afeganistão - Reuters

Segundo o porta-voz do contingente norte-americano neste país, Bill Salvin, os efetivos permanecerão nove meses nessa província ao sul do país, onde se prevê que colaborem com o exército e à polícia militar.

Estados Unidos e a OTAN concluíram formalmente sua missão no Afeganistão em 2014, mas milhares de efetivos continuam no país, onde supostamente assesoram as força afegãs quanto a estratégias antiterroristas.

Helmand, e especialmente sua capital Lashkar Gah, são palco desde há meses de intensos choques entre forças governamentais e estrangeiras contra a insurgencia local, proveninete do movimento Taliban e o autodenominado Estado Islâmico.

Dita província tem um valor estratégico por ser epicentro do cultivo de amapolas, usadas para elaborar opio, negócio que gera quatro bilhões de dólares ao ano e ajuda a financiar os rebeldes.

As autoridades calculam que o Taliban controle 80 por cento de Helmand, enquanto há um ano controlava apenas 20 por cento.