Petrobras, esquartejar para privatizar 

"A venda de ativos nada mais é do que uma forma de privatizar a Petrobras. Ao vender por partes, desintegrando a empresa, se reduz seu valor, até que se possa vendê-la inteira", denuncia o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Gerson Castellano. E reafirma o compromisso da entidade com a defesa da Petrobras, que tem sido alvo de intensa campanha de desmoralização por parte da mídia. 

Petrobras, esquartejar para privatizar

A mídia nacional noticiou que a Petrobras concluiu a venda de 100% da Petrobras Chile ao Southern Cross Group. E que o negócio representa o avanço do programa de venda de ativos da Petrobras que, junto com o leilão do pré-sal, vai reacender o movimento de desconcentração da produção de óleo e gás no Brasil.

"A desintegração ainda traz riscos empresariais desnecessários ao tornar a geração de caixa vulnerável a variação dos preços relativos do petróleo e de seus derivados", adverte Felipe Coutinho, presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET), em artigo publicado no site da entidade.

Até agora, segundo ele, "foram alienados campos de petróleo, malha de gasodutos, unidades petroquímicas, usinas térmicas, terminal de gaseificação e participações na produção de etanol".

Assista trecho do seminário Privatização Fatiada da Petrobras, que foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro do ano passado e teve como palestrantes o vice-presidente da AEPET, Fernando Leite Siqueira; o economista José Carlos de Assis e o professor da UFRJ, Daniel da Conceição.