Jandira: Chacina de Campinas reforça importância da Lei Maria da Penha

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que foi relatora da Lei Maria da Penha, comentou a tragédia ocorrida na noite de réveillon em Campinas, São Paulo, com a morte de 13 pessoas. Segundo ela, a chacina é resultado da cultura do machismo que impera em nosso país.

Jandira feghali - Foto: Reprodução/Flickr

O autor da chacina, Sidnei Ramis de Araújo, escreveu uma carta enviada a amigos na qual contava o plano sangrento e classificava a legislação como “lei vadia da Penha”.

“Fui relatora da Lei Maria da Penha e andei por cada lugar desse país, onde eu ia havia relatos de agressão de diversas formas e tamanho, não é admissível que o discurso do machismo encontre eco em pleno século 21”, afirmou.

E completa: “Alguns dizem que o feminismo não leva a nada, há quem diga que não existe machismo no Brasil, mas esse machismo matou Isamara Filier, uma criança, outras oito mulheres e três homens”, disse a parlamentar em sua página no Facebook.

Para Jandira, é preciso “fortalecer a Lei Maria da Penha e fazer com que ela se torne cada vez mais um instrumento de defesa das mulheres do Brasil inteiro, não podemos aceitar mais mortes resultantes da misoginia e intolerância, vamos lutar até o fim pelo cumprimento da Lei Maria da Penha!”.

Também por meio das redes sociais, a presidenta eleita Dilma Rousseff manifestou indignação em relação à misoginia que envolve o caso. “É intolerável que o machismo encontre eco no pensamento conservador e justifique o feminicídio”, afirmou Dilma.