Fundão: mais uma cidade capixaba governada pelo PCdoB

 Além da reeleição de Neto Barros em Baixo Guandu, no município de Fundão, que faz parte da Região Metropolitana de Vitória, iniciamos 2017 no comando do poder executivo. Lá o PCdoB elegeu dois vereadores e um deles, Eleazar Ferreira Lopes, foi eleito presidente da câmara. Como  a eleição majoritária no município está sob judice, Eleazar assumiu interinamente o comando da prefeitura.

Prefeito de Fundão-ES

Claudio Machado*

 As eleições majoritárias desse município foram truncadas e sui generis. Anderson Pedroni (PSD), ex-vereador, ex-presidente da câmara,  ex-filiado ao PCdoB e que  já havia assumido interinamente o comando do executivo em 2011, teve sua candidatura a prefeito impugnada após o resultado da apuração, que lhe conferiu bem mais da metade dos votos . Como ainda cabe recurso, a situação está indefinida. Novas eleições não estão descartadas.

Enquanto isso cabe ao vereador comunista “dar conta da empreitada” à frente do poder executivo, até que se resolva o impasse.

Há anos que fundão enfrenta instabilidade política e apesar de ser um dos municípios capixabas litorâneos beneficiados pelos royalties do petróleo extraído em mar, sua situação administrativa, financeira e operacional encontra-se bastante comprometida.

Eleazar assume sem saber quanto tempo permanecerá à frente do executivo, mas já sendo bastante pressionado pelas demandas reprimidas dos serviços públicos, cujo atendimento  está fortemente comprometido pela desorganização da gestão e sucateamento do parque de máquinas.

Como ninguém governa sozinho e não se inventa a roda todos os dias, Eleazar pode se considerar um privilegiado, apesar das dificuldades constatadas. O prefeito Neto Barros, reeleito em Baixo Guandu, quando assumiu pela primeira vez, em 2013, encontrou o município em pior situação do que a encontrada em Fundão. Conseguiu superar e avançar, fazendo uma administração exemplar, reconhecida pela população, que lhe conferiu um segundo mandato. Eleazar e sua equipe poderá dispor dessa experiência, que lhe será muito útil.

Mesmo assim não vai ser fácil, mas o mais importante é, antes de mais nada, acertar na política. Se acertar na política criará boas condições de acertar na gestão. Se errar no quesito principal, aí ficará tudo muito mais difícil.