CNS: Temer prejudica brasileiro ao liberar ajuste nos medicamentos

Está em vigor a Medida Provisória (MP) 754/2016, que permite ajustes nos preços dos medicamentos a qualquer tempo pelo Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20), a medida do governo de Michel Temer altera a Lei 10.742/2003, que define normas para o setor farmacêutico brasileiro. 

Ronald Ferreira dos Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde e presidente Fenafar - 15ª Conferência Nacional de Saúde - Facebook

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, a medida é um retrocesso. "Infelizmente, mais uma vez quem sairá prejudicado é o cidadão brasileiro. Acabar com as regras para esses reajustes atende apenas aos interesses do mercado", analisou.

Mesmo vigorando desde a publicação, a MP precisa ser analisada por uma comissão mista de deputados e senadores. Após esse trâmite, deve passar pelo crivo dos plenários da Câmara e do Senado. 

O CNS, órgão máximo de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), colocará o tema em debate na sua primeira reunião ordinária de 2017, a ser realizada nos dias 26 e 27 de janeiro. Serão convidados membros do governo federal e representantes da sociedade para que possam analisar esta medida considerada polêmica pelos farmacêuticos.