Intercaju inaugura Unidade de Beneficiamento em Itapipoca

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, através do projeto Intercaju, irá inaugurar nesta quarta-feira (21), às 15h, uma Unidade Familiar de Beneficiamento de Castanha e Pedúnculo do Caju, na comunidade Córrego dos Tanques/Torém, em Itapipoca.

Caju

O Intercaju procura estimular a transferência de tecnologia entre os diversos elos das cadeias do caju e apicultura, contribuindo para o aumento de renda e melhoraria da qualidade de vida de produtores, em 13 comunidades nos municípios de Amontada, Barreira, Bela Cruz, Cruz, Itapipoca, Itarema, Trairi e Tururu.

Por meio do projeto, que integra o plano de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Caju (2014-2025), mais de 1500 produtores já foram capacitados em 86 cursos e oficinas de trabalho sobre diversos assuntos de interesse dos produtores das cadeias do caju e mel.

Ao todo já foram instaladas 11 unidades familiares de beneficiamento de castanha de caju, quatro unidades de processamento de cajuína e três de extração de mel integradas a núcleos de apicultores, além da instalação de quatro poços profundos para atender as Unidades de Produção.

De acordo com o coordenador técnico do Intercaju, José Ismar Parente, "o projeto se fundamenta nos princípios da cooperação e associativismo, na capacitação tecnológica dos produtores e micro e pequenos empreendedores rurais, na oferta de uma assistência técnica regular e de qualidade com transferência e difusão de novas tecnologias. O Intercaju promove a integração da produção com o processamento, mediante implantação de unidades de beneficiamento de pedúnculo e castanha de caju e de extração de mel", explica o coordenador.

Serviço

Intercaju – Inauguração da Unidade Familiar de Beneficiamento de Castanha e Pedúnculo do Caju

Data: 21 de dezembro, quarta-feira
Horário: 15h
Local: Comunidade Córrego dos Tanques/Torém – Itapipoca/CE