Terrorismo: Embaixador russo é assassinado em Ancara

O ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou nesta segunda-feira à noite (hora de Moscou) a morte do Embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov.

Andrei Karlov, embaixador da Rússia na Turquia assassinado em Ancara

Karlov realizava um discurso por ocasião da abertura da exposição "Rússia com olhos dos turcos". Segundo testemunhas, um homem invadiu o local e realizou diversos disparos contra o diplomata.

Após troca de tiros com a polícia, o agressor foi eliminado. O Embaixador foi atendido no local e logo em seguida foi removido para o hospital particular Guven, onde veio a falecer.

Segundo o jornal Hurriyet Daily News, um homem armado invadiu a galeria e atacou Karlov. Diversos disparos foram realizados. Uma imagem do agressor foi divulgada no twitter. ​

Uma emissora de televisão turca informou que haveria mais três feridos.​ O ataque aconteceu um dia antes da visita do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, a Moscou, onde está agendada uma reunião sobre a Síria com seus colegas russo e iraniano. A RT publicou uma foto de Andrei Karlov, momentos antes do ataque.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, classificou o ataque ao Embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, de atentado terrorista.

"Qualificamos o ocorrido como um atentado terrorista. Estamos em contato com as autoridades turcas, de quem recebemos garantias da realização de uma investigação minuciosa", disse a representante oficial do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

As autoridades turcas impuseram um bloqueio temporário sobre a cobertura do assassinato do embaixador russo. A ordem proíbe temporariamente quaisquer reportagens, imagens e comentários que não sejam veiculados pelas autoridades oficiais.

Mais cedo, a imprensa turca divulgou a foto de uma identidade policial, que teria sido usada pelo agressor do Embaixador da Rússia na Turquia. O nome do agressor, segundo a imprensa, seria Mevlut Mert Altıntas. Ele era policial em Ancara e teria 22 anos. No entanto, a informação ainda não recebeu confirmação oficial e outras fontes levantam a possibilidade da identidade ser falsa.