Sem categoria

Ingleses cogitaram apoiar golpe de Estado na Itália em 1976

Em 1976, a diplomacia britânica – que temia a vitória dos comunistas nas eleições do mesmo ano na Itália – cogitou apoiar um eventual golpe de Estado para impedir a chega do PCI (Partido Comunista Italiano) ao poder, mas a idéia foi descartada por ser “ir

A afirmação está contida em uma grande reportagem da edição deste domingo (13) o jornal italiano “La Repúbblica”, que traz documentos britânicos que deixaram de ser secretos.



A publicação se baseia em que um documento de 6 de maio de 1976, redigido um mês e meio antes das eleições gerais de 20 de junho pelo Ministério de Assuntos Exteriores britânico, intitulado: “Itália e os comunistas, opções”. Entre as opções, os britânicos escrevem: “Ações de apoio a um golpe de Estado”.



A ação poderia ser apoiada pelo Exército, pela polícia e pela direita do país, “já que um golpe de Estado asséptico, em grau de derrubar o PCI ou de impedir seu acesso ao poder, seria atraente”, indicam os documentos.



Apesar disso, a idéia foi considerada irrealizável, “pela força do PCI no movimento sindical, pela possibilidade de uma longa guerra civil ou pela eventual intervenção da União Soviética”, escreve o jornal.



Na reportagem, o “La Repubblica” aponta outro documento, de 13 de abril de 1976, de um grupo de especialista do Ministério de Exteriores britânico que elaborou uma estratégia anti-PCI com vários cenários.



Os especialistas propuseram um maior financiamento das outras legendas, campanhas de difamação contra o partido, advertência à URSS, persuasões econômicas, ou seja, pressões da Comunidade Européia e do FMI (Fundo Monetário Internacional), acrescenta a publicação.



Uma das opções, a “número quatro”, fala de “subversão” e indica uma “ação de apoio a partir do exterior a um golpe de estado.” As vantagens seriam abalar o PCI e as desvantagens, a “dificuldade para realizá-la e que se mantenha em segredo durante muito tempo.”



A revelação da estratégia poderia prejudicar os interesses do Ocidente (as opiniões públicas dos Aliados poderiam ser desfavoráveis) e ajudar o partido a justificar seu controle da maquinaria do Estado. “Mas uma intervenção exterior serviria para tirar o PCI do poder, a situação política italiana permaneceria instável, reforçando a influência comunista e a da URSS”, diz o documento.



O dossiê ressalta que, além do Reino Unido, Estados Unidos, França e a cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estavam muito preocupadas com a eventual vitória dos comunistas. O jornal ressalta uma carta que o secretário de Estado americano na época, Henry Kissinger, escreveu em janeiro de 1976 ao presidente da Internacional Socialista, Willy Brandt, sobre o crescimento do comunismo em Itália, Portugal e Espanha.



“Tenho o dever de expressar minha forte preocupação pela situação que se criou. A natureza política da Otan mudaria se um ou mais dos países da Aliança tivessem que formar governo com os comunistas”, indicou Kissinger, temeroso, diz o jornal, do “emergir” da URSS como grande potência mundial.



Kissinger era o mais intransigente, afirma o “La Repubblica”, que revela também uma carta de 25 de março do Ministério da Defesa britânico aos titulares de Exteriores da Otan. “A presença do PCI no governo italiano e a conseqüente ameaça de subversão podem colocar a Otan e o Ocidente diante da necessidade de tomar uma grave decisão”, aponta esse documento.



Em carta do Ministério da Defesa britânico, ressalta-se que como o PCI possuía grande apoio entre a população italiana, não seria estranho que algum de seus militantes tivessem se infiltrado no quartel-general da Otan no sul da Europa, com sede em Nápoles. Para os britânicos, o líder comunista italiano Enrico Berlinguer era mais perigoso que outros, como o português Álvaro Cunhal.



O jornal narra ainda uma reunião secreta em Paris, em 8 de julho de 1976, entre representantes dos governos de França, Reino Unido, EUA e Alemanha, na qual decidem que a única solução era um governo dirigido pelos democratas-cristãos.