Rejeição à proposta de Temer para Previdência unifica centrais

Além de prestar contas por ter o nome envolvido em recebimento de propina, o presidente Michel Temer (PMDB) terá que enfrentar a mobilização das principais centrais de trabalhadores do país no caso da reforma da Previdência. É unânime a rejeição das entidades de trabalhadores à proposta encaminhada por Temer ao Congresso Nacional. 

balões das centrais

Há uma semana, desde a divulgação da proposta da reforma, representantes das centrais se mobilizam pela rejeição da iniciativa do Planalto.

Encontro realizado no dia 9 de dezembro na sede do Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) reuniu todas as centrais. Nesta semana, o tema continua na pauta das entidades.

A proposta defendida por Temer estabelece a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de todos os trabalhadores. Nessa regra, entram homens, mulheres, trabalhadores do campo e da cidade. 
No caso do campo, haverá ainda o estabelecimento de uma contribuição obrigatória. O texto de Temer também aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos e desvincula os benefícios da aposentadoria do salário mínimo.

Proposta amarga

“A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo é prejudicial para milhões de trabalhadores”, afirmou à Agência Sindical o primeiro secretário da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite (Serginho). 
De acordo com ele, os pontos da reforma criaram um consenso entre as centrais e a resistência à proposta pode ganhar a adesão dos trabalhadores.
“O fato é que as mudanças propostas no âmbito da previdência causam impactos diretos na vida de todos nós, trabalhadores e aposentados”, opinou Serginho.
O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, definiu como “injusta e perversa” a equiparação da idade mínima de 65 anos. 
“É particularmente injusta e perversa para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, que hoje se aposentam por idade aos 60 e 55 anos respectivamente e começam a labutar na lavoura ainda criança, com 7 ou 8 anos. A expectativa de vida no campo é menor que nas cidades. A proposta prevê ainda uma nova forma de contribuição do trabalho rural. Hoje o agricultor familiar já contribui com parte do valor de sua produção”, explicou Adilson.
Palavra final dos trabalhadores
 
Foi definido na reunião no Dieese que a proposta da reforma da Previdência seria estudada pelas centrais. “Isso será feito com o apoio nosso, para que os Sindicatos tenham condições de esclarecer suas bases e estimular a participação ativa dos trabalhadores nas discussões que fazem parte dos tramites legais da proposta”, afirmou Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese. 
 
A participação dos trabalhadores no debate da proposta da reforma da Previdência Social está estabelecido em teoria. Na prática, o governo Temer quer aprovar a proposta em tempo recorde. Se depender do relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Alceu Moreira (PMDB-RS), Temer será atendido. Em 24 horas o relator apresentou parecer favorável à proposta.
Para Clemente Ganz, o debate precisa ser longo para que os trabalhadores sejam esclarecidos. “Há muito a ser discutido, estudado e, acima de tudo, informado às categorias, para que tenham condições de participar do processo da reforma”, frisa. Segundo ele, se todos os prazos forem seguidos a previsão é que a votação aconteça em maio de 2017.