África do Sul celebra 20 anos de sua Constituição

Os sul-africanos celebraram no fim de semana duas décadas da assinatura, pelo então presidente Nelson Mandela, do projeto definitivo de sua Constituição em um país comprometido por superar o legado de sua própria história.

Bandeira da África do Sul

O dia 10 de dezembro de 1996 deu luz verde à nova Carta Magna, que entrou em vigor em 3 de fevereiro do ano seguinte.

A Constituição foi assinada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, e isso entranhou um grande simbolismo tendo em conta que África do Sul tinha entrado em uma etapa democrática que despojou ao país do criminoso apartheid.

O ato ocorreu no estádio de George Thabe em Sharpeville, Vereeniging, em lembrança dos 69 sul-africanos que foram assassinados em 1960 durante os protestos contra as leis de passe do regime segregacionista.

A data do massacre de Sharpeville, o 21 de março, é reconhecida também como o Dia dos Direitos Humanos da África do Sul.

A Constituição da República da África do Sul, considerada uma das mais avançadas do mundo, foi adotada pela Assembleia Constituinte em 11 de outubro de 1996 e certificada pelo Tribunal Constitucional em 4 de dezembro antes de sua assinatura.