Mostra Tecnova apresentará projetos inovadores das empresas cearenses

Após dois anos de desenvolvimento, a primeira edição do Tecnova-CE encerra suas atividades em dezembro. A solenidade de conclusão dos projetos será na manhã desta terça-feira (13) de dezembro, no Auditório da Vice-Governadoria, Palácio Iracema e contará com exposição de produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas participantes.

Mostra Tecnova apresentará projetos inovadores das empresas cearenses

Criado para apoiar a inovação de empresas de micro e pequeno porte cearenses, o Tecnova-CE disponibilizou recursos de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

"Queremos prestar contas à sociedade, mostrar os resultados obtidos com esse investimento e como ele irá retornar a sociedade", afirma o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, que é também coordenador geral do Tecnova-CE.

A expectativa é receber cerca de 200 pessoas, entre empresários, pesquisadores, fornecedores e autoridades estaduais.

O programa financiou 29 empresas cearenses de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

O Tecnova é um programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e realizado em 19 estados brasileiros. No Ceará, é coordenado pela Secitece e é executado pela Fundação Astef, RIC e Fiec.

Mostra Tecnológica

A mostra tecnológica dos produtos Tecnova-CE contará com a exposição dos produtos desenvolvidos por 16 empresas. Para o secretário adjunto Francisco Carvalho essa é uma forma de dar continuidade ao programa e contribuir com inserção dos produtos no mercado.

A empresa Piscis irá apresentar sua unidade móvel para o abate e beneficiamento da tilápia. Primeiro equipamento do tipo no Nordeste, o "abatedouro móvel" permite realizar todo o processo de abate do pescado, desde a limpeza do peixe na esteira, paralisia com choque nos tanques, retirada de vísceras, pele e corte.

Unidade móvel para o abate e beneficiamento da tilápia desenvolvida pela empresa Piscis

O S@UA (Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária) é uma ferramenta desenvolvida pela empresa Agrosolutions Tecnologias Agrícolas, que conecta os gestores de abastecimento com dados de agricultores para distribuir a água limitada de forma mais eficiente, beneficiando mais de 80 municípios da Bacia do Jaguaribe, Banabuiú e Salgado. A ideia inovadora permite que cada agricultor receba diariamente a informação da quantidade de água necessária para sua plantação e foi uma das 10 finalistas do Desafio de Impacto Social Google 2016.

Outro produto desenvolvido no âmbito do Tecnova-CE para melhorar a vida no campo é o quadriciclo agrícola desenvolvido pela empresa Geramotos. Voltado para a agricultura familiar, o equipamento é uma alternativa econômica e ecológica para o pequeno agricultor que quer automatizar sua produção.

Com uma mecânica simples e uma manutenção barata, o quadriciclo Geragri é equipado com plantadeira, roçadeira e sulcador multifuncional, que escarifica e ara a terra e é indicado para grandes e pequenas culturas como cana, batata, banana, cacau, mamão, milho e mamona. O equipamento pesa cerca de meia tonelada e consome apenas três litros de óleo diesel para limpar um hectare (10 mil m²) e um litro para plantar um hectare.

Também participam da Mostra Tecnológica Tecnova-CE, a Ramalho Têxtil, que criou um sistema automatizado para empunhamento da rede de dormir; Genpharma, que desenvolveu um analgésico a partir dos animais da fauna cearense, mais eficaz que a morfina e que não gera dependência e a ACP Biotecnologia, que irá mostrar seu repositor eletrolítico, à base de água de coco em pó.

Fotos

Serviço

Mostra Tecnológica dos Produtos Tecnova-CE

Data: 13/12
Horário: 9h
Local: auditório da Vice-Governadoria – Palácio Iracema – Fortaleza/CE