Maduro compara Temer com Pinochet 

Nesta quinta-feira (8), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chamou seu homólogo brasileiro, Michel Temer, de sicário. "Aquilo que Michel Tremer está fazendo no Brasil, nem Pinochet no Chile se atreveu a fazer. <…> Isto se chama de crime, isso é um crime social, no Brasil está sendo cometido um crime social contra nosso povo irmão brasileiro", afirmou Maduro ao canal de TV governamental durante um evento em Caracas. 

Nicolás Maduro - AVN

Na opinião do presidente da Venezuela, Temer está tentando privar o povo brasileiro das conquistas sociais que foram alcançadas durante a governança dos governos de esquerda de Lula e de Dilma.

"Estamos perante uma ameaça imperialista", afirmou Maduro. O presidente da Venezuela reiterou que Pinochet "não se atreveu" a privar o povo do "direito ao emprego, ao aumento de salários e aposentadorias, à saúde pública, à educação e à habitação", como Temer tem feito.

Maduro tem sido muito crítico em relação ao presidente do Brasil desde que a anterior chefe do Estado foi destituída em resultado do impeachment em agosto deste ano. A declaração foi proferida poucos dias após a Venezuela ter sido suspensa do Mercosul pelos países-fundadores da organização — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.