Papete, a percussão das toadas de boi

Quando ainda tinha apenas 13 anos, José de Ribamar Viana, o Papete, afamado no Brasil por seu talento e suas músicas, compôs O Bonde. A primeira se seguiu de muitas outras que marcaram a vida dos apreciadores das toadas de boi. O legado musical do percussionista maranhense inclui canções como Boi da Lua, Catirina, Engenho de Flores, Bela Mocidade e Bandeira, que trazem nas letras e melodias os sentimentos do folclore maranhense, do bumba meu boi, dos festejos juninos e tradições de todo um povo.

Papete berimbau - Foto: Reprodução / Facebook/Papete

Papete, falecido em maio de 2016, era cantor, compositor e instrumentista, tocava percussão e violão, nasceu em 1947 em Bacabal, cresceu em São Luís e se consagrou nacionalmente a partir de São Paulo. Um dos seus grandes parceiros foi Toquinho, com quem percorreu 18 países fazendo quase 500 shows ao longo de 10 anos.

Os parceiros musicais de Papete foram muitos. Ao longo de sua carreira artística, atuou em shows e gravações com Rosinha de Valença, Marília Medalha, Hermeto Pascoal, Osvaldinho da Cuíca, Toquinho e Vinicius, Benito de Paula, Inezita Barroso, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Almir Sater, César Camargo Mariano, Rita Lee, Sadao Watanabe, Angelo Branduardi, Andreas Wollenweider, Ornella Vanone e Alex Acuña, entre outros.

Depois de muitos anos fora do Maranhã, Papete volta às raízes no anos 1990, mas continuou apresentando-se por todo o Brasil com sua banda própria e interpretando músicas do Maranhão. Nessa mesma época, ele passou a se dedicar também à pesquisa, registro e divulgação das obras de compositores maranhenses.

Escute abaixo algumas de suas principais composições:

Catirina

Boi da Lua



Bela mocidade

Bandeira de Aço

Engenho de flores