Parlamento sul-coreano aprova moção de impedimento da presidenta

O Parlamento da Coreia do Sul aprovou nesta sexta-feira (9) moção para impedir a presidente Park Geun-hye. É a primeira liderança democraticamente eleita da Coreia do Sul que pode ser demitida do cargo.

Park Geun-hye - Agência Lusa

Na votação, 234 deputados votaram a favor do impeachment, 56 votaram contra. Dois parlamentares se abstiveram e sete cédulas foram consideradas nulas.

O processo de impedimento agora tem que ser aprovado pelo Tribunal Constitucional do país. O tribunal tem até 180 dias para decidir. Park será formalmente retirada do cargo se seis dos nove juízes do tribunal apoiarem a decisão. Nesse caso, o país deverá realizar novas eleições presidenciais no prazo de 60 dias.

A ação foi tomada após a revelação de que Park Geun-hye confessou ter vazado textos de seus discursos para uma amiga, Choi Soon-sil, antes de pronunciá-los.

Se especula que, com isso, Choi Soon-sil teria se apropriado de US$ 70 milhões, ou seja, de uma parte da fortuna de grandes empresas sul-coreanas, visando a comprar bens imóveis e pagar a educação de sua filha em uma das universidades mais conceituadas do país.