Bernard Cazeneuve nomeado novo premiê da França

O presidente François Hollande nomeou nesta quinta-feira (8) o titular do Ministério do Interior, Bernard Cazeneuve, novo premiê do França, no lugar de Manuel Valls, que deixou o governo para dedicar-se à sua candidatura eleitoral.

Bernard Cazeneuve

Em um comunicado, o chefe de Estado declarou que Cazeneuve fica encarregado de formar agora seu próprio governo, o que poderá trazer mudanças aos ministérios.

Fontes próximas ao presidente indicaram à imprensa local que o novo premiê é "um homem de experiência" e mantém uma relação de confiança com Hollande, forjada no trabalho realizado juntos a partir dos atentados que golpearam a França nos últimos anos.

Por sua vez, Valls foi ao Palácio do Eliseu conversar com o presidente e oficializar sua demissão.

O até agora chefe de Governo anunciou ontem sua candidatura para as eleições presidenciais no França, com as primárias da esquerda como primeiro passo.

A postulação de Valls chega poucos dias após Hollande descartar apresentar-se às eleições na procura da reeleição, o que segundo analistas deixou o caminho livre ao premiê.

Neste sentido, Valls expressou seu reconhecimento ao chefe de Estado e declarou-se orgulhoso de ter trabalhado durante anos a seu lado, bem como de ter impulsionado juntos reformas importantes para o país.

Ao anunciar a candidatura, o político assegurou "ter essa força, essa vontade de servir ao país", e acrescentou que "quero dar tudo pela França, que tanto me deu".

Assim, considerou necessária sua postulação para enfrentar a ameaça da extrema direita, representada por Marine Le Pen, e também evitar a chegada ao poder do candidato de direita François Fillon, com seu programa que ameaça o modelo social francês, segundo estimou.

Com as primárias da esquerda previstas nos dias 22 e 29 de janeiro, Valls aparece como o candidato de maior apoio e se espera que seja selecionado para as presidenciais de abril e maio de 2017.