Obama revela frustrações durante seus dois mandatos

O presidente estadunidense, Barack Obama, admitiu que suas discórdias com o Congresso para conseguir reformas em temas como saúde e uso de armas de fogo foram suas maiores frustrações durante sua estadia na Casa Branca.

Barack Obama - Prensa Latina

Obama ofereceu uma entrevista ao jornalista Fareed Zakaria, que foi ao ar na quarta-feira (7) à noite no canal de notícias CNN, onde o tema principal foi o legado que deixou durante seus oito anos de governo, faltando pouco mais de um mês para o fim de seu mandato.

Em referência à política exterior implementada por sua administração, o mandatário reconheceu que, "inclusive um país poderoso tem algumas limitações e temos que ser consequentes nas formas em que usamos esse poder".

Durante a entrevista, Obama se referiu também à operação militar para assassinar o líder terrorista Osama Bin Laden, em 2011, e ao surgimento e desenvolvimento do grupo fundamentalista Estado Islâmico (Daesh segundo o acrônimo em árabe).

O presidente estadunidense confessou à CNN que a capacidade do Daesh para se mobilizar e tomar o controle de certas áreas estratégicas "não estava em seu radar de inteligência".

Também se referiu a suas conquistas, dando maior destaque à luta contra a mudança climática e a assinatura de um acordo nuclear com o Irã.

Enfatizou que as medidas climáticas tomadas durante seu mandato fizeram uma diferença, a partir de agora esse seria um de seus "maiores orgulhos".

"Se em 20, 30 ou em 50 anos a partir de agora olhamos para atrás e dizemos que tratamos isto de uma maneira séria, estarei feliz de dizer que foi uma conquista que me faz sentir muito orgulhoso", disse Obama.