Agora é a vez dos Jogos da Juventude

Depois das fases municipal e regional dos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) e da realização dos Jogos Universitários Paranaenses (Jup’s), a Paraná Esporte promove a fase regional dos 20.º Jogos da Juventude do Pa

E antes da fase final dos Jocop’s, de 7 a 20 de julho, em Curitiba, e dos Jojup’s, de 18 a 26 de agosto, em Pato Branco, será a vez da fase regional dos 49.º Jogos Abertos do Paraná, de 23 de junho a 1.º de julho.
Assim como houve a retomada dos Jogos Colegiais e Universitários, após interrupção no governo passado, no atual governo foi ampliada a fase regional dos Jogos da Juventude e dos Jogos Abertos, passando de quatro para oito regionais. Isso facilitou a participação de um número maior de municípios. Desta forma, de 26 de maio a 3 de junho, a fase regional dos Jojup’s estará sendo disputada em oito sedes: Assis Chateaubriand, Boa Esperança (em parceria com Janiópolis), Cambé, Guaratuba, Laranjeiras do Sul, Manoel Ribas, Nova Esperança e Rio Azul (em parceria com Rebouças).
A diferença entre os jogos Colegiais e da Juventude, que envolvem alunos praticamente das mesmas faixas etárias, está na formação das equipes. Enquanto o primeiro dá oportunidade à iniciação esportiva pelo aluno no estabelecimento de ensino, o segundo permite o desenvolvimento na modalidade escolhida, integrando a seleção do município. Portanto, os Jocop’s são disputados por colégios, e os Jojup’s, por municípios.
Outra diferença entre os Jogos Colegiais e os Jogos da Juventude está na classificação para a fase final, embora as modalidades sejam basicamente as mesmas. Nos Jocop’s nenhum colégio garante vaga para o ano seguinte. Já nos Jojup’s, os atuais campeões estaduais estão dispensados de disputar a fase regional. Isso ocorre porque dificilmente as equipes perdem potencial técnico de um ano para o outro, o que não ocorre nos Jogos Colegiais, em razão das constantes renovações. O município-sede da final, no caso Pato Branco, também tem classificação automática para a decisão estadual.
Dadas as características desses jogos, também há diferença no número de participantes. Nos Jogos Colegiais, em todas as fases são envolvidos mais de 350 mil alunos e professores. Já nos Jogos da Juventude, em torno de 40 mil. “Nos Jojup’s a participação do estudante/atleta se dá numa competição mais selecionada, de nível técnico mais elevado”, justifica o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves. Podem integrar a seleção de cada cidade os alunos nascidos a partir de 1989 matriculados em estabelecimentos de ensino local, moradores ou naturais do município.
A fase regional dos Jojup’s será disputada nas modalidades coletivas como futebol, futebol de salão, handebol, vôlei e basquete, no masculino e feminino. Na fase final, entram atletismo, ciclismo, natação, tênis de mesa, tênis, xadrez, ginástica rítmica, vôlei de praia, judô, karatê e outras modalidades optativas como arco e flecha, tiro, esgrima, boxe, beisebol, canoagem, remo, tae-kown-do, salto ornamental e triathon, entre as mais comuns.
A cerimônia de abertura nas oito regionais será na noite desta sexta-feira, com desfile das delegações e outras atividades relacionadas aos jogos. “Parabéns aos dirigentes municipais pela garra e dedicação com que montaram suas equipes, e às prefeituras dos municípios-sedes, que de forma competente se prepararam para organizar as competições”, agradece Milton Alves.
Os objetivos dos Jogos da Juventude são de promover a integração sócio-esportiva entre as representações municipais e as pessoas que as integram. Paralelamente busca-se o desenvolvimento integral do cidadão, a preservação e promoção da saúde humana e o estímulo ao desenvolvimento técnico-esportivo, além de incremento às atividades econômicas.

Fonte: Moacir Domingues – Assessoria de Imprensa Paraná Esporte