Rússia irá ajudar no desenvolvimento da economia venezuelana

Os governos da Venezuela e da Rússia materializaram a expandir da cooperação entre os dois países com o desenvolvimento de novas áreas que fazem parte da Agência Econômica Bolivariana, disse nesta quarta-feira (7) a ministra dos Negócios Estrangeiros, Delcy Rodríguez.

Delcy Rodriguez - AVN

Ela disse que durante a reunião intergovernamental entre Rússia e Venezuela, realizada em Caracas, acordou-se que as áreas em que os países já trabalham juntos serão reforçadas, bem como outras áreas passarão a compor a agenda.

A venezuelana relatou que as áreas de investimento foram estabelecidas no Arco Minero del Orinoco, localizado no estado de Bolivar, além de acordos para o desenvolvimento da indústria petroquímica, gás e área agrícola.

Sobre a questão agrícola, a ministra disse que a Rússia é uma potência na matéria e que o objetivo é produzir alimentos que irão gerar divisas. Segundo Delcy, foram assinados acordos para fortalecer as áreas educacionais, científicas e tecnológicas. "Isso é o edifício Venezuela, que é o Governo do presidente Maduro, que está construindo relações fraternas, relações de respeito, com base no respeito absoluto pelo direito internacional", disse.

A Agenda Bolivariana Econômica, é promovida pelo Presidente da República, Nicolas Maduro, trabalhando no desenvolvimento de 15 áreas que procuram diversificar a economia nacional para superar a especulação do petróleo.

Venezuela e Rússia têm uma ampla cooperação que já atingiu mais de 250 acordos em diversas áreas, tais como petróleo, técnico-militar, educação, cultura, habitação, habitat e tecnologia.

Os países também têm várias joint ventures no Orinoco Oil Belt "Hugo Chavez", um território que tem as maiores reservas de hidrocarbonetos no mundo.