Ministro do STF cobra da Câmara processo de impeachment de Temer

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello se queixou da demora na Câmara dos Deputados em instalar uma comissão especial para analisar o pedido de impeachment do presidente Michel Temer, conforme liminar concedida pelo magistrado em abril passado.

Ministro Marco Aurélio

A decisão provisória de Marco Aurélio, atendendo a uma solicitação do advogado Mariel Márley Marra, autor do pedido de impedimento, foi tomada após o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se negar a abrir o processo contra o presidente, por considerar que não havia indício de irregularidades cometidas por Michel Temer. Apesar da liminar, a comissão nunca foi instaurada.

Em novembro, Marra pediu ao STF para esclarecer a demora da Câmara em acatar a ordem do ministro, que determinou então, na última terça-feira, que a Casa deveria justificar o não cumprimento da liminar. "1. O impetrante, na petição/STF nº 68.047/2016, sustenta o não cumprimento da medida liminar implementada. 2. Diga o impetrado, inclusive sobre a alegada inobservância do artigo 33, § 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados", diz o despacho de Marco Aurélio. 

Outro pedido sem resposta

Após a denúncia do ex-ministro de Temer, Marcelo Calero de que o ex-ministro Geddel Vieira e Michel Temer o teriam pressionado para autorizar uma obra que favorecia um interesse pessoal do ex-ministro da Secretária do Governo, o Psol entrou com o pedido de impeachment de Temer na Câmara. A acusação diz que tanto Geddel Vieira quanto Michel Temer praticaram crimes de tráfico de influência e advocacia administrativa.

Entretanto, o pedido precisa ser aceito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), aliado do presidente, que, por sua vez, já declarou não ver no caso motivo para o impedimento de Temer.