Tamiko Inoue: a prefeita eleita pelo PCdoB em Andradina

Aos 68 anos de idade, Tamiko Inoue, professora da rede estadual, formada em letras, foi eleita prefeita pelo PCdoB com 14.148 votos (45,11% dos votos válidos) num momento conturbado para a esquerda no país. Inicia um novo desafio na trajetória de sua vida como mandatária em Andradina, município do interior de São Paulo com aproximadamente 60.000 habitantes.

Confiante no sucesso de sua gestão por poder contar com um grupo de pessoas leais, honestas, competentes e compromissadas com a gestão pública. E o mais importante é que estão dispostas a enfrentar junto comigo as dificuldades para promover um mandato justo, coerente e progressista que dê orgulho à população por morar em Andradina.



Como define sua trajetória política?

Ela começou quando ingressei no Magistério Público e entrei numa sala de aula e decidi que estaria ali a oportunidade de melhorar as condições de vida da população mais necessitada. Isso aconteceu no ano de 1970, numa Escola da Vila Planalto, zona rural de Andradina, onde morava com meus pais que eram agricultores. Porém, jamais pensei ocupar qualquer cargo político na acepção da palavra, pois construí toda a carreira profissional através de concursos públicos para Docentes, Diretor de Escola de Ensino Fundamental e Médio e Diretor de Escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-CEETEPS, até receber o convite do Prefeito Eleito em 2008, Dr. Jamil Akio Ono para ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação de Andradina. Permaneci na Pasta no período de janeiro de 2009 a junho de 2016, tendo-me afastado para participar do pleito eleitoral também a convite do Prefeito Jamil e seu grupo de apoio.



Você foi eleita pelo PCdoB em um momento difícil para esquerda no país, enfrentou dificuldades e como as superou?

Sem dúvida alguma, o momento e o contexto político-econômico-social não favoreciam os partidos de esquerda, principalmente o PT e PCdoB. Sentimos, sim, rejeição ao nosso Partido, manifestações vindas especialmente através do grupo político adversário concorrente nesta eleição, que se utilizando das mídias sociais, horário político gratuito de Rádio e TV, comícios, procuraram enxovalhar e denegrir a imagem do PC do B. Felizmente, os membros que compunham esse grupo concorrente principal não são pessoas idôneas, com credibilidade junto à população pelo fato de terem participado de administrações municipais no passado, com históricos de fracassos.

Construímos uma campanha limpa, ética, sem ataques ou críticas aos adversários, destacando apenas as nossas propostas de Governo, afirmando a continuidade da administração Jamil Ono que, na avaliação dos mais críticos, foi o melhor Governo que Andradina em seus 79 anos de história e está sendo o divisor de águas para o município a partir de 2009.

Outro fator que muito contribuiu para a nossa vitória foi que a candidata TAMIKO 65 não tinha passado político-partidário e a sua candidatura teve rejeição zero, devido ao contexto atual com a divulgação das turbulências nos meios políticos.

Como enxerga a vitória eleitoral?

Enxergo como resposta da população que busca inovação em relação aos políticos tradicionais, procurando dar um basta aos desmandos, à corrupção e a tudo aquilo que vem maculando a imagem do ser político. O povo espera dos governantes comportamentos e atitudes que denotem o seu compromisso com as políticas públicas, que atendam as suas necessidades e anseios, assim como o desenvolvimento econômico e social que lhes traga qualidade de vida, bem-estar e orgulho da cidade ou local onde moram.

Quais são os desafios dos próximos 4 anos?

Os desafios são grandes para poder concluir todos os projetos iniciados pelo Governo Jamil Ono, diante do cenário atual que requer recursos de grande valor. Trata-se de projetos como: retirada dos trilhos do centro da cidade e executar um novo contorno ferroviário; construção do Parque Aquático próximo ao rio Tietê; construção da Faculdade de Tecnologia-FATEC do Centro Paula Souza; pavimentação das estradas vicinais que demandam ao Bairro Paranápolis, ao Frigorífico Baby Beef, ao Matadouro Municipal e à Agroindústria do Leite; conclusão da infraestrutura dos dois Parques Empresariais; concluir em 100% a pavimentação e rede de esgotos da cidade; conclusão da Agroindústria do Leite; colocar em funcionamento o UPA 24 HORAS que está com o prédio concluído; conclusão e funcionamento do CEI-Creche da Vila Mineira; construção da nova Creche do PROINFANCIA no Bairro Passarelli; construção do novo Terminal Rodoviário no Bairro Parque São Gabriel.

Como desafios também as novas metas constantes do Plano de Governo 2017-2020 face ao momento de crise moral, político, econômico e social pelas quais atravessam o país e a sociedade como um todo: aquisição de área e instalação de novo Distrito Industrial; aquisição de área e instalação de um Centro de Eventos; construção de novo Paço e Núcleo Administrativo Municipal; descentralização da Farmácia para algumas UBs dos bairros mais populosos e distantes do centro; concursos públicos para contratação de recursos humanos para atendimento mais ágil e humanizado na Saúde, Educação e Infraestrutura.

Quais seus planos para a educação pública de Andradina?

Continuar investindo na infraestrutura física dos prédios escolares com reformas, adaptações, ampliações nos prédios existentes; construção de novas Unidades Escolares principalmente da educação infantil face ä crescente demanda por vagas na rede municipal de ensino; criação de novos cargos e carreiras na Educação para atender as necessidades da Educação Infantil (Creches) e a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar; formação e capacitação de recursos humanos; implantação de Projetos Pedagógicos Sustentáveis que promovam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, que promovam desenvolvimento da educação emocional e o protagonismo infanto-juvenil e a sua inserção no mundo globalizado; valorização dos Trabalhadores em Educação. Enfim, necessário se faz cumprir as metas previstas no Plano Municipal de Educação de Andradina.



Qual a primeira medida que tomará assim que assumir a cadeira?

Buscar a governabilidade junto à Câmara Municipal e a integração/interação com toda a equipe de Governo, composta pelas diferentes Secretarias Municipais; autoridades constituídas e iniciar o diálogo constante com a população e efetivar as ações da Secretaria de Educação necessárias para iniciar o novo ano letivo.

Como foi coordenar cursos profissionalizantes na ETEC?

Foi um trabalho muito prazeroso que desempenhei durante 15 anos na ETEC DE ANDRADINA e mais 3 anos junto à ETEC DE BIRIGUI, ambas do Centro Paula Souza. Tive a oportunidade de crescer e me qualificar profissionalmente em gestão educacional e a felicidade de promover a qualificação profissional e a inserção de centenas e centenas de técnicos no mercado de trabalho, auxiliar as comunidades rurais em especial, através da Pedagogia da Alternância do Curso Técnico em Agropecuária e a promoção social das famílias dos formandos.