Católicos fazem vigília contra a PEC 55 em Pernambuco

Os movimentos leigos católicos ligados a Arquidiocese de Olinda e Recife realizão nesta terça-feira (6) uma vigília contra a PEC 55 (antiga PEC 241), que prevê a limitação dos investimentos em saúde, educação e assistência social por 20 anos. A mobilização, aberta ao público, será realizada das 18h às 22 horas nas escadarias do Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana.

Virgilia contra a PEC 55 - Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife/ Divulgação

O objetivo da vigília é fazer um momento de intercessão religiosa, com orações, cânticos, recitação do terço mariano e meditações bíblicas sobre o impacto das medidas propostas, principalmente sobre a população mais pobre do país. De acordo com Luiz Carlos Oliveira de Figueiredo, participante do Movimento dos Trabalhadores Cristãos e do Movimento Tenda da Fé destaca, estudos comprovam que o impacto da PEC 55 afetará mais fortemente a camada de baixa renda brasileira.

Também farão parte da vigília o Frei Aloísio Fragoso, representantes do Movimento de Trabalhadores Cristão (MTC NE II), do Centro Educacional Profissionalizante do Flau (Turma do Flau, ONG localizada em Brasília Teimosa), do Movimento Tenda da Fé, da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs – PE), Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova, Grupo Fé e Política Dom Helder Camara, Encontro da Partilha e do Movimento de Mulheres Contra o Desemprego, dentre outros movimentos leigos católicos populares.

Por meio de uma carta, o grupo convidou o Arcebispo Dom Fernando Saburido e todo o clero e leigos católicos, para participarem do ato.

Confira o texto na íntegra:

“Sempre que procura defender os sem-vez e sem-voz, a Igreja é acusada de fazer política.” Dom Helder Câmara.



Reverendíssimo Dom Fernando Saburido,

A paz e o bem do Senhor Jesus Cristo estejam conosco!

Nós, cristãos católicos, leigos, representados pelos grupos ao final nominados, imbuídos da inspiração em Cristo e das Palavras do Nosso Papa Francisco, que nos exorta a sairmos da zona de conforto e a irmos ao encontro da periferia social, vemos, com olhos preocupados, o encaminhamento que o Congresso Nacional vem dando à Proposta de Emenda Constitucional 241/2016 (PEC 55) .

Em sintonia com a carta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a qual afirma que a referida PEC, na prática, “nenhum aumento real de investimento nas áreas primárias poderá ser feito durante duas décadas” e que a mesma “não menciona nenhum teto para despesas financeiras, como, por exemplo, o pagamento dos juros da dívida pública”, entendemos que priorizar o mercado financeiro em detrimento do trabalhador, especialmente o assalariado, vai de encontro à proposta cristã de “opção preferencial pelos pobres”, realçada em Puebla. O Papa Francisco, inclusive, tem afirmado, reiteradamente, a necessidade de priorizarmos a vida e não o mercado financeiro, pois, “esse sistema econômico é insuportável: exclui, degrada, mata”.

Neste momento de crise política e jurídica porque passa o nosso país, em que a sociedade encontra-se dividida, nós, cristãos católicos, precisamos criar momentos de oração, no qual possamos “orar”, buscando “ações” concretas, comprometidas com nossa missão de leigos, para que a construção do Reino de Deus já comece no aqui e no agora. É com este pensamento que pretendemos fazer a nossa vigília contra a PEC 55, para nos fortalecermos á luz da nossa fé e da nossa esperança por um mundo mais justo.

Não queremos ficar fechados em quatro paredes nas nossas igrejas, mas pretendemos atuar como uma Igreja em saída, comprometida com os valores cristãos, da justiça, da solidariedade, da partilha, da fraternidade e do amor a Nosso Senhor e ao próximo.

Assim sendo, solicitamos a vossa permissão para que utilizemos o espaço do jardim do Palácio dos Maguinhos, a fim de realizarmos a nossa vigília, que será no dia 06 de dezembro próximo, das 18 às 22 horas.

Aproveitamos a oportunidade também para convidar-vos a participar conosco deste momento de fé, o qual será de grande valia para nossa Igreja e para o nosso país.

Certos da compreensão de V. Revma. e de seu inestimável apoio, subscrevemos,

Movimento de Trabalhadores Cristão – MTC NE II
Centro Educacional Profissionalizante do Flau (Turma do Flau)
Tenda da Fé
Pastoral da Juventudo do Meio Popular – PJMP
CEBs – PE
Grupo de Leigos Católicos Igreja Nova
Fé e Política Dom Helder Camara
Encontro da Partilha
Movimento de Mulheres Contra o Desemprego