Mendes ironiza decisão de Marco Aurélio e pede impeachment do ministro

O clima de instabilidade entre as instituições ganhou mais um elemento. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu o impeachment do seu colega Marco Aurélio Mello, por conta da decisão do ministro que deferiu liminar afastando o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ministros do STF, Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes - Foto: Lula Marques/ Agência PT

Em matéria publicada pelo O Globo, Gilmar Mendes afirmou que a decisão de seu colega Marco Aurélio é um caso de reconhecimento de inimputabilidade ou de impeachment. E acrescentou: "No Nordeste se diz que não se corre atrás de doido porque não se sabe para onde ele vai."

A declaração de Mendes dá sinais de que a sessão do plenário do Supremo sobre o caso será tensa.

Vale lembrar que o ministro Gilmar Mendes costuma usar a imprensa para alfinetar seu desafetos. Em abril deste ano, Mendes ironizou uma decisão do colega Marco Aurélio de Mello que determinou que a Câmara desse início ao processo de impeachment do vice-presidente Michel Temer.

"Eu também não conhecia impeachment de vice-presidente. É tudo novo para mim. Mas o ministro Marco Aurélio está sempre nos ensinando", afirmou.

A decisão de Marco Aurélio determinava que Cunha admitisse o processo de impeachment de Temer e o enviasse para uma comissão especial a ser criada pela Câmara, pois, segundo ele, Cunha não "respeitou o figurino legal" ao rejeitar o pedido de afastamento do correligionário.

Para o ministro, Cunha extrapolou suas atribuições e analisou o mérito da acusação contra o vice-presidente, o que caberia a uma comissão especial a ser criada pela Câmara para discutir o recebimento ou não da denúncia.