China promete fiscalização mais rigorosa do PC

Wang Qishan, chefe do órgão de inspeção disciplinar do Partido Comunista da China (PCCh), prometeu na quinta-feira (2) uma supervisão mais rigorosa do Partido para consolidar a base da governança no país.

Wang Qishan Henry Kissinge - Xinhua/Yao Dawei

"O apoio do povo é o fundamento político para que um partido governe um país", declarou Wang, chefe da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCCh, ao se reunir em Pequim com o ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger.

Ao informar a Kissinger sobre a 6ª sessão plenária do 18º Comitê Central do PCCh, Wang sublinhou a importância da disciplina política e regime rigorosos no Partido, assim como na inovação para desenvolver uma avançada governança rigorosa do Partido.

Wang disse que é necessário fazer esforços para supervisionar os órgãos do Partido e do governo, e acrescentou que a autosupervisão do Partido e do governo deve integrar-se à supervisão pública, e que a governança rigorosa do Partido deve estar alinhada com o aprofundamento integral da reforma e o avanço do Estado de Direito.

Kissinger disse estar impressionado pela governança do PCCh e pelos êxitos anticorrupção, e prometeu contribuir mais para o desenvolvimento das relações EUA-China.