Congresso do PC Português reforça identidade do partido

Sob o lema “PCP – com os trabalhadores e o povo. Democracia e Socialismo”, realiza-se de sexta-feira (2) até domingo (4), na cidade de Almada, o 20º Congresso do Partido Comunista Português.

Cartaz do 20º Congresso do PCP

Durante dois meses e meio, desde que o Comitê Central aprovou as Teses – Projeto de Resolução Política, os militantes do Partido empenharam-se numa reflexão coletiva sobre a situação internacional e nacional, as lutas dos trabalhadores e do povo português, a vida do Partido, que está chamado a desempenhar grandes responsabilidades na nova situação política do país.

O secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, já se encontra em Portugal, deste esta quinta feira (1º/12), onde representa o Partido na grande assembleia dos comunistas.

“O PCP é uma força indispensável na luta dos trabalhadores e do povo português por uma alternativa patriótica e de esquerda para o país”, disse José Reinaldo. O PCP – prossegue – “chega ao seu 20º Congresso enfrentando os desafios da nova fase da vida política, inaugurada a partir das eleições legislativas do ano passado, em que a direita foi derrotada”.

Segundo o dirigente do PCdoB, o PCP, ao fazer acordos pontuais com o Partido Socialista, que atualmente governa o país, empreende esforços para interromper o processo de degradação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, impedir o declínio do país, defender sua independência e abrir caminho para empreender as transformações que a nação reclama.

José Reinaldo ressalta sua satisfação por uma vez mais representar os comunistas brasileiros num congresso do PCP, “um partido que reforça cada vez mais a sua identidade comunista, o seu caráter de classe e a ligação com as massas trabalhadoras, das quais é a força de vanguarda consequente”.

Fonte: Resistência