Dia D na Colômbia: guerrilheiros das Farc começam a deixar as armas

Este dia 1º de dezembro marca um novo capítulo na história da Colômbia. O presidente Juan Manuel Santos anunciou que esta quinta-feira (1/11) começa o “Dia D” para os acordos de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo). Isso significa que os guerrilheiros vão começar a se dirigir às zonas de desarmamento para entregar as armas.

Acordo de Paz - Efe

“Amanhã começa o Dia D. E o que isso quer dizer? Que em cinco dias começa o translado de todos os membros das Farc às zonas de transição”, afirmou o presidente em um comunicado oficial nesta quarta-feira (30).

Durante 150 dias será desenvolvido o processo de desarmamento onde as Farc entregarão absolutamente todas as armas às Nações Unidas sob a supervisão de voluntários provenientes de vários países.

O novo acordo de paz firmado entre o governo e as Farc, que agora conta com as exigências da direita do ex-presidente Álvaro Uribe, foi aprovado nesta terça-feira (29) no Senado com 75 votos a favor e nenhum contra.

Segundo o comandante em chefe das Farc, Timoleón Jiménez, a guerrilha tem o prazo de 30 dias, a contar desta quinta-feira (1/11) para tratar, de forma paralela, o tema da mobilização e a lei de anistia.