Senadora Vanessa defende seguro-defeso aos pescadores do AM

Em discurso nesta terça (29), no plenário do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou duramente a intenção do governo federal em extinguir o seguro-defeso no Amazonas, onde 70 mil pescadores estão cadastrados. O benefício, de um salário mínimo mensal, atinge no estado 110 mil famílias durante o período da proibição da pesca.

Vanessa Grazziotin na Tribuna do Senado - Geraldo Magela/Agência Senado

Segundo o Governo Temer, onde há possibilidade da pesca alternativa, de espécies que não estão protegidas pelo defeso, não há o porquê ter o benefício e um decreto presidencial será publicado para acabar com o benefício. É o caso, além do Amazonas, de Maranhão, Bahia e Pará.

“Vejam vocês, senhoras e senhores senadores, a total falta de sensibilidade deste governo e que mais uma vez prova que não se importa com as classes menos favorecidas e que mais precisam das políticas públicas do governo”, discursou.

Para ela, é evidente que a extinção do benefício impactará na atividade econômica das famílias. “O peixe para os pescadores, sobretudo os artesanais, é mais que alimento. É a única fonte econômica, inclusive para que tenham algum dinheiro para comprar outros alimentos, para satisfazer outras necessidades de suas famílias”.

A senadora questionou que sem alternativa econômica e sem o seguro-defeso, essas famílias não passarão a explorar outros recursos naturais de forma depredatória? “Afinal, deixar de sustentar suas famílias é que não vão”.

“São famílias que vivem em regiões isoladas, distantes dos centros urbanos, onde tudo é mais caro justamente pela dificuldade de se chegar a essas localidades. Na Amazônia, vivem entre rios e florestas, sem estradas de acesso. Esse governo, que governa para as elites, tem ideia disso? Certamente não”.

Grazziotin lembrou o que já disse a Defensoria Pública da União, segundo a qual estimular a pesca de outras espécies, que o governo Temer está chamando de “espécies alternativas”, é colocar em risco o futuro desses outros peixes, além de tornar mais difícil a fiscalização do próprio defeso convencional.