Dirigentes do PCdoB-BA participam de homenagens a Fidel Castro

Um grupo de dirigentes do Comitê Estadual do PCdoB visitou o Consulado de Cuba no Nordeste, localizado em Salvador, nesta quarta-feira (30/11), para assinar o livro de condolências pela morte do líder cubano Fidel Castro. Na ocasião, os comunistas baianos homenagearam Fidel e reafirmaram a importância dele para a luta pelo socialismo.

“Fidel representou um símbolo da libertação dos povos da América Latina e uma referência para a luta pelo socialismo no mundo. Toda a biografia de Fidel é um marco e uma referência para nós, do que significa ser um revolucionário e do quanto uma causa justa pode transformar a vida de um povo, como transformou a vida do povo cubano”, afirmou o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães.

Além de Davidson, também participaram das homenagens o vice-presidente, Geraldo Galindo, e os dirigentes Antônio Barreto, Mary Castro, Vandilson Costa e João Augusto de Lima Rocha. A recepção ao grupo foi feita pela cônsul de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol.

Homenagens

Além do livro de condolências, que pode ser assinado na sede do consulado (Rua Lord Cochrane, 66, no bairro da Barra) até o próximo domingo (4), outra homenagem a Fidel Castro está sendo preparada em Salvador. Também no domingo, a partir das 9h, com saída do consulado, flores serão levadas ao mar da Bahia para o líder cubano.

As atividades na Bahia têm tido a participação do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e da Associação Cultural José Martí (ACJM). Antônio Barreto, que preside o Cebrapaz, conclamou a todos “a participar dessas atividades em homenagem ao comandante Fidel Castro, ícone da história de luta do povo por independência, soberania e pelo socialismo no mundo”.

Na quinta-feira (01/12), às 16h, está prevista a visita ao consulado da Secretaria estadual de Mulheres do PCdoB, junto com a União Brasileira de Mulheres e a Comissão de Formação da CTB-BA, para a assinatura do livro de condolências. A secretária de estadual de Mulheres, deputada Alice Portugal, estará presente.

De Salvador,
Erikson Walla