Fidel será lembrado por sua liderança, diz secretário-geral da ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou a morte do ex-presidente cubano Fidel Castro, e classificou como “uma figura emblemática da revolução cubana e ator proeminente na América Latina e nos assuntos mundiais”. Para Ban, o líder revolucionário será lembrado “por sua liderança” e pelos avanços do campo da educação, alfabetização e saúde.

Fidel Castro e Ban Ki-Moon - Radio Rebelde

O secretário-geral da ONU lembrou ainda de uma reunião com Fidel durante uma visita a Cuba em janeiro de 2014, na qual ficou impressionado com a “paixão do ex-presidente e seu vivo engajamento em uma ampla gama de questões”.

Ban Ki-moon também enviou suas condolências ao povo cubano e à família do ex-presidente, particularmente o presidente Raúl Castro.

De acordo com o porta-voz da ONU, Ban disse esperar que Cuba continue seu avanço no caminho da reforma, da maior prosperidade e dos direitos humanos. Ele ofereceu ainda o apoio das Nações Unidas ao povo cubano neste momento de luto nacional.

ONU em Cuba também envia condolências

O Sistema das Nações Unidas em Cuba também enviou condolências ao povo cubano, à família do ex-presidente e ao presidente Raúl Castro após a morte de Fidel.

“Fidel Castro será lembrado por sua liderança nacional e internacional, pelas conquistas do país em saúde pública, educação e ciência, empoderamento das mulheres, proteção às meninas e meninos, preparação e resposta a desastres naturais”, disse o comunicado.

“Também será lembrado por suas visões sobre agricultura e alimentação, assim como pela cooperação cubana no desenvolvimento humano de outros países. Nos debates globais nas Nações Unidas, Fidel Castro foi um grande defensor da justiça social, da proteção ao meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e da luta contra a fome e a desnutrição”, completou.