Unegro participa de debate sobre o Dia da Consciência Negra na PUC

 O presidente da Unegro em Goiás, André Luiz do Nascimento, participou, na noite de ontem (28), do debate “Consciência Negra: Por que? Pra quê? Pra quem?”, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O evento, que integra atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 21 de novembro, aconteceu na Área II da universidade e contou com a presença de diversas lideranças do movimento pela igualdade racial em Goiânia.

André Luiz Nascimento - Presidente da UNEGRO - GO

Em sua fala, André trouxe uma série de dados que comprovam que o genocídio da população negra é uma realidade no Brasil e que ele é cometido, na grande maioria da vezes, por agentes do Estado. “A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. A taxa de homicídios entre jovens negros/as é quase quatro vezes maior que a verificada em brancos/as”, afirmou. André ressaltou ainda que em Goiás, a população auto declarada negra tem um número de vítimas por arma de fogo três vezes maior do que a população auto declarada branca.

Em seguida, o presidente da Unegro abordou a necessidade da sociedade debater projetos que mudem essa realidade, como a Proposta de Emenda Constitucional nº 51 (que, entre outras medidas, unifica e desmilitariza a polícia no Brasil) e o Projeto de Lei nº 4.471/12, que extingue os chamados “autos de resistência” no país.

André acredita que é fundamental que o Estado brasileiro, um dos grandes responsáveis pelas mortes da juventude negra e de periferia, elabore uma política pública que seja capaz de enfrentar esse problema, tirando a população negra da marginalidade e criando oportunidades e perspectivas de crescimento pessoal, profissional e social.