Para avançar na construção do projeto político do PCdoB 

No sábado (26), o Comitê Municipal do PCdoB Recife realizou plenária para avaliar o atual quadro político e econômico nacional – aí incluído os efeitos do golpe parlamentar-jurídico-midiático que afastou a presidenta Dilma Rousseff -, e mundial; os resultados das eleições municipais deste ano, com destaque para o desempenho do partido; além da definição das tarefas que serão levadas a cabo pelos comunistas do Recife que servirão de lastro ao avanço do nosso projeto político nos próximos meses.

Para avançar na construção do projeto político do PCdoB - Fernanda Lima

Leia abaixo a íntegra da Nota da direção municipal.

Comitê Municipal do PCdoB- Reunião Plenária do dia 26/11/2016

O Comitê Municipal do PCdoB Recife avaliou o quadro político que emana das eleições municipais de 2016, marcadas como as primeiras eleições após o golpe desferido contra a democracia brasileira, que se materializou no processo de impeachment, levando à categoria de Presidente ilegítimo Michel Temer.

Um dos documentos base da análise foi a intervenção da Presidenta Nacional do PCdoB, Luciana Santos, feita na última reunião da Comissão Política Nacional, que destaca o agravamento e persistência da crise econômica mundial na qual o remédio proposto por aqueles que detêm a hegemonia do sistema econômico, notadamente o grande capital financeiro, apontam para o recrudescimento de políticas neoliberais que atacam direitos e conquistas dos trabalhadores e enfraquecem e ameaçam Estados Nacionais que ousam se colocar em rota alternativa a esse caminho. Dado que deve merecer atenção nesse ambiente de crise é a organização e fortalecimento de facções políticas com discursos fascistas em países da Europa e nos Estados Unidos, fato que nos remete a outros momentos da história quando, durante a crise de 1929, partidos como o de Hitler e Mussolini governaram a Alemanha e a Itália, eleitos pelos seus povos à época.

O impeachment sofrido pela Presidenta eleita Dilma teve como principal mote o truncamento do processo de construção de uma sociedade mais justa, baseada no fortalecimento de setores econômicos controlados pelo capital nacional e na valorização do trabalho. As medidas em curso no Congresso Nacional demonstram que o principal objetivo desse governo que se instalou é o desmonte dessa política e a preparação do caminho de retorno aos tempos do neoliberalismo, onde milhões de brasileiros e brasileiras não conseguiam emprego e nem mesmo uma alimentação básica, razão pela qual emerge a necessidade de organizar uma forte campanha de resistência e denúncia do caráter golpista e antinacional do programa que se impõem após o golpe.

Além do esperado revés sofrido pelas forças que sustentaram a luta contra o golpe nas eleições municipais, mais marcadamente o PT, vivemos ainda um momento de dispersão das forças progressistas sem um fio condutor que aponte um caminho para a superação dessa crise. O PCdoB orienta a formação de uma ampla articulação de setores sociais interessados na construção de uma alternativa que fortaleça a produção e valorize o trabalho, tendo como objetivo um Projeto Nacional de Desenvolvimento.

No caso das eleições municipais, nosso Partido também sofreu perdas importantes em Prefeituras de cidades médias como Olinda, Contagem e na perda de mandatos de vereadores nas principais capitais do Sul e Sudeste, elegendo apenas um vereador em Belo Horizonte. No entanto, elegemos o primeiro prefeito de capital, Edvaldo Nogueira em Aracaju, e aumentamos o número geral de prefeitos (56 para 84) e vereadores no país (800 para 1002), em que pese a forte concentração dos eleitos no Maranhão, onde o governador Flávio Dino dirige uma ampla coligação de partidos que vai do PCdoB ao PSDB.

Em Pernambuco, um dos principais resultados foi a consolidação da liderança do Prefeito reeleito de Recife Geraldo Júlio, que, juntamente com o Governador Paulo Câmara, somou forças para eleger 70 prefeitos pelo PSB, além de sua base ter eleito a maioria dos prefeitos do estado. No entanto, alguns partidos hoje da coligação do governo, como PSDB e DEM, e outro de oposição, o PTB, elegeram ou apoiaram prefeitos em importantes cidades do estado em contraposição aos candidatos apoiados pelo Governador Paulo Câmara.

Esses partidos já articulam um grupo de interesses para defesa de suas posições no jogo de forças do estado e tem em comum um traço característico, sua identidade com o governo golpista, seja pela indicação de nomes para compor o seu ministério, Mendonça Filho do DEM, Bruno Araújo do PSDB, Raul Jungmann do PPS e Fernando Filho do PSB (mesmo sem o PSB nacional aceitar formalmente o convite para participar desse governo), seja pelo apoio dado pelo Senador Armando Monteiro às medidas de engessamento de gastos para saúde e educação, descolando-se de seu principal aliado no estado, o PT.

No caso do PCdoB de Pernambuco, sofremos um grande revés pela derrota imposta à nossa candidata a Prefeita, Luciana Santos, que não pode contar com o apoio de aliados tradicionais na cidade de Olinda como o PT e o PSB, que também não ganharam a eleição. Deve-se destacar que esse resultado eleitoral não deve diminuir o legado deixado por 16 anos da administração comunista na cidade, que transformou positivamente a realidade estrutural e econômica de Olinda.

Mesmo assim, o PCdoB em Pernambuco elegeu 7 vice-prefeitos, com destaque para Recife com Luciano Siqueira, e 53 vereadores em cidades importantes do estado, como os vereadores mais votados de Caruaru e do Cabo de Santo Agostinho.

Com relação ao Recife, deve-se destacar o atingimento das principais metas estabelecidas para o pleito municipal de 2016, quais sejam, eleger o Prefeito Geraldo Júlio tendo como vice-prefeito o camarada Luciano Siqueira. A indicação de Luciano Siqueira foi fortemente atacada antes das eleições por correntes da coligação alinhadas mais a direita, devido sua combativa postura contra o golpe, e durante as eleições pelas forças que não admitiam a opção tática do PCdoB de manter uma coligação ampla para continuar avançando na construção de uma cidade mais humana e desenvolvida. Geraldo e Luciano disputaram a Prefeitura com dois representantes dos principais partidos de sustentação do governo ilegítimo de Temer: Priscila Krause do DEM e Daniel Coelho do PSDB, além de João Paulo, que demonstrou força, e levou a eleição para o segundo turno, resultando na exclusão dos candidatos mais identificados com as forças golpistas ainda no primeiro turno.

Outro fato importante a se destacar foi a determinação do PCdoB em constituir uma chapa própria para a Câmara de Vereadores do Recife, composta por 29 candidatos que somaram 26.969 votos, reelegendo o camarada Almir Fernando e lançando e consolidando novas lideranças no cenário político eleitoral da Cidade.

Para avançar na construção do projeto político do PCdoB, o Comitê Municipal do Recife, diante das imensas tarefas que se impõem às forças progressistas no Brasil, saúda toda a sua abnegada militância pelos êxitos obtidos nessa dura batalha eleitoral sob condições absolutamente adversas para o nosso campo de forças e conclama todos para construir coletivamente as seguintes tarefas:

1- Acompanhar a montagem do novo Governo Municipal sob a liderança do Prefeito Geraldo Júlio e do seu Vice-prefeito Luciano Siqueira, de modo a contribuir com os quadros mais qualificados para cumprirem as tarefas que nos forem delegadas e ao mesmo tempo consolidarem nesses espaços canais de comunicação com a população que aprofundem nossos laços com o povo trabalhador e com os segmentos mais progressistas de nossa sociedade.

2- Preparar, juntamente com o Comitê Estadual, uma proposta de ação do PCdoB Recife para contribuir na formação de nossa chapa própria para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal, desde já refletindo e planejando nossa atuação.

3- Fortalecer o mandato de vereador conquistado nessas eleições como um importante instrumento de construção partidária e reverberação das ideias do PCdoB em Recife.

4- Incorporar em bases todos os novos filiados, oriundos do processo eleitoral de 2016.

5- Preparar com base na distribuição de nossas forças em quadros/filiados/força eleitoral/movimento social uma estrutura de Direção Intermediária visando à formação de Distritais na cidade do Recife.

6- Preparar cursos de formação para todos os novos filiados e elevar o grau de formação dos dirigentes de base e membros do Comitê Municipal.

7- Trabalhar na equalização de receitas/despesas com vistas a sustentação de nossas atividades políticas. Desde já fica aceita a indicação feita pelo Comitê Estadual de otimização do uso de sua atual sede, com a finalidade de instalação do Comitê Municipal do Recife nessa sede.

8- Constituir página própria na Internet do Comitê Municipal como instrumento de divulgação de nossas ideias e construção partidária.

9- Preparar um encontro de final de ano do PCdoB para fortalecimento dos laços de amizade e fraternidade que vitalizem nossa unidade para implementação de nosso projeto político.

Recife, 26 de novembro de 2016
Comitê Municipal do PCdoB Recife