Ceará sedia Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Este ano o Ceará entra na rota do cinema dos países lusófonos. Depois de passar por Moçambique, Angola, Portugal, Cabo Verde e Timor Leste, o FESTin (Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa) aporta em nossas terras com mostras e debates de 29 de novembro a 02 de dezembro, nas cidades de Redenção e Fortaleza.

Claquete - Reprodução

Com entrada gratuita, o festival contará com exibição de filmes de longa e curta metragens de vários cineastas dos países lusófonos, além da realização de debates após as mostras para discutir aspectos da produção cinematográfica e o potencial de mercado dos países de língua portuguesa.

Em Redenção, o evento acontecerá na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB, no dia 29 de novembro, a partir das 17h. Já nos dias 1º e 2 de dezembro, o festival segue em Fortaleza, onde terá como palco principal o Cineteatro São Luiz, mas também contará com atividades no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) e na Vila das Artes. Na noite de lançamento, no dia 1º, o festival presta homenagem ao ator Jesuíta Barbosa, protagonista do filme Jonas, no Cineteatro São Luiz. Programação abaixo.

Nesta edição de lançamento, o FESTin-Ceará objetiva promover a exibição de filmes de curta e longa-metragem em caráter não competitivo, fomentando a interculturalidade e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa. Com duração de três dias, o festival se transformará no principal palco de exibição de filmes oriundos dos países da CPLP (Comunidade os Países de Língua Portuguesa), que recentemente passou a integrar nove nações: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Festival se mostra como importante ferramenta de difusão do cinema dos países de língua portuguesa, apresentando as produções locais de filmes de diferentes formatos. Com mostras e atividades voltadas a um vasto público, desde o infantil aos amantes do cinema experimental, o FESTin amplia a cooperação entre os territórios e o intercâmbio entre os artistas, diretores e realizadores de cinema.

Sobre o FESTin

Depois de celebrar Moçambique (2010), Portugal (2011), Angola (2013), Cabo Verde (2014) e Timor Leste (2015), na sua 7ª edição o FESTin homenageou todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Realizada em maio deste ano, em Lisboa, o festival contou com uma programação de setenta e quatro filmes entre mostras competitivas, infantis, homenagens e de inclusão social, com exibição de filmes de 8 países. Uma das novidades desta edição foi a atribuição do Prémio da Crítica de Melhor Filme para longa-metragem de ficção por um Júri de Imprensa, constituído especificamente por jornalistas. Entre os eventos paralelos, o FESTin apresentou a mesa-redonda e Oficina “Cinema, Educação e Comunicação Comunitária”, além da mesa-redonda “O Cinema como Forma de Fomentar o Turismo”.

O FESTin-CE é uma realização da Quitanda das Artes e da Padrão Actual – Comunicação Social. Co-realização Cinema São Jorge e Cineteatro São Luiz. Apoio Cultural Banco do Nordeste. Apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT eComunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Parceria: TVC, Unilab e Vila das Artes.

Serviço

FESTin-Ceará – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa acontece dia 29 de novembro, em Redenção, e 1 e 2 de dezembro, em Fortaleza. Gratuito.

Onde: Redenção: UNILAB/ Fortaleza: Cineteatro São Luiz, CCBNB e Vila das Artes
Horário: 9h às 21h
Informações: (85) 98896-2778 – Clébio Viriato – Diretor Executivo

Programação