UNE, Ubes e ANPG declaram mobilização total para ocupar Brasília

Estudantes, de diversas regiões, estão neste momento na estrada, seguindo rumo à Brasilia para dizer não a aprovação da PEC 55, que será votada no Senado nesta terça-feira (29). Inciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), em conjunto com entidades dos movimentos sociais, a ação fará resistência à proposta que pretender congelar, durante os próximos 20 anos, investimentos em educação.

UNE, ANPG e Ubes declaram mobilização total para ocupar Brasília - Reprodução

Por Laís Gouveia

Carina Vitral, presidenta da UNE, explica sobre a importância na resistência contra o desmonte da educação ofertado pelo governo Temer. "Estudantes de todo o Brasil, em conjunto com as ocupações nas escolas e nas universidades estão em caravana, neste momento, rumo à Brasília lutando contra a PEC 55, que será votada nesta terça-feira, porque sabemos que essa proposta congela o nosso futuro e da educação brasileira, coloca em risco a existência da universidade e das escola públicas, porque, não tendo recursos para se sustentar, o passo seguinte será a tentativa de privatização, de cobrança de mensalidades, por isso nós lutamos com toda a garra contra a PEC 55", avalia a estudante.

Durante as últimas semanas, a UNE realizou cadastros de pessoas interessadas em participar da caravana ou também em contribuir financeiramente para o sucesso da mobilização estudantil. Segundo informações do site, dois mil estudantes se inscreveram na caravana.

A presidenta da ANPG, Tamara Naiz, considera que a conjuntura exige unidade dos setores educacionais.  "Neste momento dezenas de APGs- Associações de Pós-graduandos- estão em direção a Brasília para fortalecer as mobilizações contra a PEC 55. O movimento estudantil e educacional está atento e unido contra essa proposta que pretende desmantelar a educação e a ciência brasileira", alerta. 

A presidenta da Ubes, Camila Lanes, analisa a mobilização, "a expectativa é que mais de 25 mil estudantes venham para Brasília, junto com trabalhadores em educação e todos os setores que resistem, nos últimos meses, contra o golpe e aos ataques dos direitos trabalhistas e sociais. Realizaremos uma grande marcha até a Explanada dos Ministérios, onde acompanharemos a votação da PEC 55 no Senado, realizando a pressão necessária para que nossos direitos sejam garantidos", ressalta.

"Vivemos um momento especial, porque boa parte da nossa mobilização são de ocupações que decidiram, por vontade própria, desocupar seus colégios e universidades para participar da marcha em Brasília e uma outra parte continua ocupada, mas serão representados aqui", conclui Camila.

Estudantes são protagonistas na luta contra a PEC 

Nos últimos dois meses, os estudantes secundaristas e universitários protagonizam uma batalha contra a implementação da PEC 55. Apesar da quase inexistente cobertura da grande mídia e da constante criminalização dos movimentos, mais de 1.200 escolas e Instituições de ensino superior foram ocupadas para fazer frente ao sucateamento da educação pública.

Apesar de ser o maior movimento de ocupações da história brasileira, o governo Temer sequer ouviu a reivindicação dos estudantes, optando por dar continuidade a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio (MP 746/2016) e intensificando a precarização com o corte de investimentos sociais sem precedentes. As entidades estudantis reafirmam que continuarão na luta em defesa da retomada da democracia e contra o pacote de maldades do consórcio golpista.

Serviço:

#Ocupa Brasília 

Local: Explanada dos Ministérios 

Hora: 9h às 21h

Data: 29/11

Confirme presença no evento