Baianos pedem prisão de Geddel em protestos nas ‘casas’ do ex-ministro

O pedido de demissão do ministro Geddel Vieira Lima, na última sexta-feira (25/11), não impediu que os protestos pela sua saída, marcados em Salvador para o mesmo dia, acontecessem. Duas das manifestações foram realizadas nas propriedades de Geddel na capital baiana: a primeira em frente ao empreendimento La Vue, onde o ministro comprou o apartamento que motivou a demissão, e a outra na frente da sua residência, ambas localizadas no bairro da Barra.

No primeiro protesto, à tarde, os manifestantes pintaram a frente do ‘La Vue’ com críticas ao ex-ministro e à prefeitura de Salvador, que autorizou o projeto de construção da obra, mais tarde embargada pelo IPHAN por comprometer uma área tombada próxima. De lá, a manifestação saiu em caminhada para a residência de Geddel, já no final da tarde, com pedidos de prisão dele, que ocupava a Secretaria de Governo e era considerado um dos principais ministros de Temer.

Os atos tiveram a presença de lideranças dos movimentos sociais e sindicais, de partidos políticos e da sociedade civil. A deputada federal Alice Portugal, do PCdoB-Bahia, esteve nos protestos e defendeu que a saída de Geddel aconteceu tarde. “[o episódio] Mostrou ao Brasil o escárnio do tráfico de influência para liberar uma obra ilegal”.

A parlamentar comunista ainda criticou o governo Temer, que considera ilegítimo, e a tentativa de abafar a pressão feita por Geddel para liberar a construção de uma obra particular. “A vista que queremos é a vista da democracia. A paisagem que queremos é a do direito popular. Nós queremos eleições diretas para presidente da República e a volta da democracia”, em referência à vista para o mar do ‘La Vue’.

Esses não foram as únicas manifestações contrárias o governo Temer em Salvador, na última sexta-feira. Pela manhã, uma caminhada seguiu da Reitoria da UFBA para o Comércio, também para protestar contra os cortes de funcionários do Banco do Brasil e as reformas trabalhistas, previdenciárias e do ensino, que o governo pretende fazer.

De Salvador,
Erikson Walla