Corra pro Abraço promove reflexão racial com população de rua

Ser visto e, ao mesmo tempo, não ser enxergado. Estender a mão e não receber ajuda. Ter direitos e não encontrar meios para exercê-los. Desconhecer-se enquanto cidadão. Cotidianamente as pessoas em situação de rua passam por essas dificuldades. Invisibilizadas, a maioria destas, pretas e pardas, sobrevivem bravamente às adversidades encontradas no dia a dia.  

Corra pro Abraço promove reflexão racial com população de rua - Governo do Estado da Bahia

Considerando esses e outros fatores, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça do Governo da Bahia, realiza em 29 e 30 de novembro, nas localidades do Aquidabã e Comércio, em Salvador (BA), a intervenção urbana “De Reis e Rainhas na África aos Quilombos no Brasil”, para levar ludicidade, reflexão e informação sobre esse contexto social a toda população baiana.

A ação ocorre em alusão a data 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e no âmbito das comemorações do Novembro Negro, adaptado pelo Corra pro Abraço de “Novembro Negro na Rua”.

Haverão quatro espaços para atividades de arte educação, como escrita ou declamação de poesias, expressões musicais, dança e teatro, tanto na Praça Tiradentes (conhecida como Praça das Mãos), no Comércio, quanto na Estação do Aquidabã na Baixa dos Sapateiros.

Cada circuito terá o nome de personalidades negras inspiradoras: o líder quilombola Zumbi dos Palmares, a intelectual Lélia Gonzalez, a escritora Carolina Maria de Jesus e “Professor Arnaldo”. Sendo o último Arnaldo Farias de Santana, pessoa em situação de rua que faleceu em 2015 e era conhecido pelos companheiros de sobrevivência como “paizão conselheiro”.

“O objetivo das intervenções urbanas no Corra pro Abraço é chamar atenção da cidade para os espaços de concentração dessa população, para suas condições de vida e para o abandono e degradação desses locais”, destacou Jamile Carvalho, coordenadora do programa. Ao longo dos três anos de existência, o Corra pro Abraço já realizou seis intervenções nesses espaços, sempre em parceria com a população em situação de rua e a comunidade local.

As mesmas atividades serão realizadas em cada bairro, com início previsto para às 14 horas, com abertura da Banda Som na Praça, seguida de apresentações do poeta, ativista e escritor Nelson Maca e dos MCs Xarope e Gug. O momento servirá também como devolutiva para todas as oficinas desenvolvidas pelo programa Corra pro Abraço durante novembro, em que os debates sobre questões raciais foram intensificados no trabalho em campo.

A intenção é que toda e qualquer pessoa com interesse em participar da intervenção compareça para somar e conhecer o potencial criativo surgido das ruas, como as canções “Maloqueiro Não” e “Correria da Rua”.

Corra pro Abraço

O Programa Corra pro Abraço tem como objetivo a promoção da cidadania de usuários de substâncias psicoativas, baseado nas estratégias de redução de danos físicos e sociais e prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas, junto às pessoas em situação de rua, aproximando-os das políticas públicas existentes, entendendo que o estigma e a vulnerabilidade social interferem na sua capacidade de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos.