Imprensa internacional destaca trajetória de Fidel como líder mundial 

A morte de Fidel Castro, aos 90 anos, foi destaque em todo o mundo. Manchete de todos os sites e grandes jornais nos Estados Unidos e na Europa, o líder cubano é apresentado como “uma legenda internacional contra o capitalismo e a favor da população que nada tem para sobreviver dignamente”, destacou o jornal espanhol El País. 

Imprensa internacional destaca trajetória de Fidel como líder mundial - El País

Nos Estados Unidos, país que impôs um bloqueio econômico à Cuba em represália à vitoriosa revolução cubana de 1950 liderada por Fidel Castro, a rede de televisão ABC News disse que Fidel colocou Cuba no cenário mundial e se tornou um ator de grande destaque mundial.

De acordo com a emissora MSNBC News, Fidel Castro desafiou os esforços dos Estados Unidos para derrubá-lo por cinco décadas. Segundo a emissora de televisão, Fidel costumava afirmar que sobrevivera a 634 tentativas ou conspirações para assassiná-lo, principalmente comandadas pela Agência Central de Inteligência (CIA) e por organizações de exilados que vivem nos Estados Unidos.

Segundo a emissora ainda, os relatos de Fidel diziam que a tentativas para matá-lo incluíam pílulas de veneno, charuto tóxico, explosões e uma roupa de mergulho quimicamente contaminada.

O jornal Los Angeles Times informou que o ex-presidente, que ostentava como marca uma barba desalinhada, desafiou o capitalismo mundial, mantendo o comunismo vivo no hemisfério ocidental duas décadas após a queda da União Soviética.

Os jornais europeus fizeram uma cobertura da notícia destacando que Fidel Castro era visto como uma lenda revolucionária e combatente contra o imperialismo ianque por metade do mundo e um líder autoritário por outra metade, mas nenhuma publicação ignorou o fato de que “Fidel Castro é o ator político do século 20.”