"Os homens passam, as ideias ficam" 

Seres humanos como Fidel Castro são pessoas únicas, que surgem uma vez na História a seu tempo, para o bem e para o mal.

Por Diógenes Junior*

Fidel Homenagens

Fidel Castro surgiu para o bem de milhões de cubanos pelos quais doou os dias de sua vida, através da incansável luta que travou contra o imperialismo estadunidense, primeiramente enfrentando a sanguinária ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1958)

Em Sierra Maestra, antes ainda da vitoriosa batalha na qual liderou as forças revolucionárias cubanas ao lado de Che Guevara e Camilo Cienfuegos, Fidel prognosticou numa carta escrita à mão, endereçada a Celia Sánchez, sua abnegada companheira de lutas, aquilo que seria o eixo de sua vida:

“Ao ver os foguetes que atiraram (nas casas de meu povo) , jurei a mim mesmo que os estadunidenses irão pagar bem caro pelo que estão fazendo. Quando esta guerra acabar, começará para mim uma guerra muito mais longa! A guerra que irei lutar contra eles. Me dou conta que esse será meu verdadeiro destino”.

A história todos a conhecemos: “nosso povo heróico lutou 44 anos desde uma pequena ilha do Caribe, a poucas milhas da mais poderosa potência imperial que a humanidade já conheceu. Com ele escreveu uma página sem precedentes na História. Nunca o mundo viu uma luta tão desigual.” afirmou o Comandante depois de tantos anos resistindo contra a sanha dos estadunidenses em exterminar o povo cubano.

O embargo econômico promovido pelos EUA, e que aflige Cuba ainda é, nos dias de hoje, um dos maiores crimes da história.

A humanidade fica pior quando um ser humano como Fidel se vai. Um ser humano com tantos ideais, um ser humano abnegado, possuidor de ideias próprias, ideais irresistíveis de liberdade, de justiça social, de independência, de igualdade. Um ser humano que não temeu desafios, que teve sonhos, objetivos revolucionários, de transformação.

Um ser humano que ousou lutar, ousou vencer e venceu, sendo fonte de inspiração eterna para milhões de pessoas.

“Os homens passam, os povos ficam; os homens passam, as ideias ficam.”

Fidel Alejandro Castro Ruz, presente!
Birán, 13 de agosto de 1926
Havana, 26 de novembro de 2016