Vereadores fiscalizam unidades de saúde de Betim

Um grupo de vereadores da Câmara Municipal realizou, nos dias 11 e 12, uma série de visitas-surpresa em diversas unidades de saúde de Betim. O objetivo das blitzen foi conferir de perto o caos em que o serviço de saúde público de Betim

Durante as visitas, os parlamentares ouviram uma série de reclamações dos usuários, como longas filas, dificuldades para se marcar consultas e exames, falta de medicamentos nas farmácias dos postos, falta de médicos, entre outros problemas denunciados pelo vereador Geraldo Pimenta em seu jornal, nas manifestações pelas ruas da cidade e na tribuna da Câmara.
            Os fatos relatados nas unidades de saúde servirão de base para a elaboração de um relatório que a Comissão de Saúde da Câmara deverá encaminhar ao prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), cobrando soluções para os problemas.
 
Negligência
 
            A morte do aposentado Antônio Rodrigues de Souza, 61 anos, que faleceu no último dia 11, na Unidade de Atendimento Imediato do Teresópolis (UAI), pode ter sido causada por negligência médica. Segundo reportagem do jornal “Estado de Minas”, o balconista Marcos Antônio Alves de Souza, 27 anos, filho do aposentado, contou que seu pai chegou a ser maltratado na unidade, sendo mantido o tempo todo em uma maca no corredor. 
            Morador de Ibirité, o aposentado seria submetido a uma cirurgia no pé, mas teria sofrido uma parada cardíaca. Segundo os parentes, ele reclamava de dores e os funcionários da unidade diziam que ele fazia “teatro” e dava chilique para ser atendido primeiro.
            “Ele reclamava de dores no corpo, pois estava deitado na maca dura e gelada. Um porteiro, comovido, conseguiu um colchonete”, disse o balconista. No momento do óbito, segundo ele, apenas dois médicos estavam no local. “Quando meu pai já estava praticamente morto, uma enfermeira ficou irritada, porque não conseguia abrir a boca dele, jogou o comprimido na lata de, xingando”, disse o filho do aposentado. “Meu pai morreu dentro de um açougue. Veio para tratar de ferida na perna e saiu morto”, afirmou.
            À reportagem do “Estado de Minas”, o gerente da UAI, Célio Cunha, negou a denúncia de negligência. Já a Prefeitura de Betim divulgou nota dizendo que vai apurar o caso e que o resultado da investigação deverá sair em 15 dias. O caso será investigado pela Polícia Civil.
            Casos como este, infelizmente, não são exceção em Betim. No ano passado, o jornal do Mandato do vereador Geraldo Pimenta (PCdoB) publicou uma carta de uma senhora que perdeu o marido em situação semelhante no Hospital Regional.

De Betim
Eliezer Dias