Cinco questões para entender o que foi a Operação Condor

A Operação Condor foi o mais grave processo de repressão estatal da América do Sul. Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, todos sob ditaduras militares, se uniram em uma organização clandestina internacional para exercer o terrorismo de Estado contra quem ousasse lutar por liberdade.

Arquivos do Terror - Acal

1 – O que foi a Operação Condor?

A Operação Condor, também chamada de Plano Condor, foi uma coordenação repressiva entre os serviços de inteligência das ditaduras que governavam os países do Cone Sul com supervisão e atuação da CIA (Serviço de Inteligência dos Estados Unidos).

2 – Em que consistiu?

A Operação Condor foi realizada entre 1970 e 1980 e teve como principal ator o general chileno Augusto Pinochet com participação de outros ditadores da época. As ações consistiam em promover o intercâmbio de informações entre os países para perseguir militantes ligados a organizações e partidos que faziam oposição aos regimes militares.

Esta perseguição era justificada com o argumento de “eliminar os inimigos políticos”. O objetivo final era combater toda e qualquer insurgência de esquerda, à época “personificada” no comunismo e instalar a política neoliberal.

3 – Como era executada?

Através de mecanismos de inteligência ou das forças armadas dos países integrantes. Neste caso, os militares tinham acesso livre entre as fronteiras de todos os membros para sequestrar, prender, torturar e assassinar os cidadãos.

4 – Quem foram aos principais atores?

Documentos abertos recentemente sobre este período revelam que a Operação Condor foi idealizada depois de uma reunião realizada em Santiago, no Chile, entre Manuel Contreras, que à época era chefe da Direção de Inteligência Nacional (Dina) e braço executor da repressão instalada por Pinochet e líderes dos serviços de inteligência militar da Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguaia e Uruguai.

O jornalista e investigador norte-americano Cristopher Hitchens considera, com base em pesquisas de documentos, que à época o secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, foi o idealizador desta ação repressiva e permitiu que a CIA fizesse o treinamento do chefe da Dina e usasse a Escola das Américas como centro operacional.

Segundo arquivos do terror, como são chamados os documentos do período das ditaduras, outros países também participaram, em menores níveis, entre eles, o Peru e a Colômbia.

5 – Quais as consequências da Operação Condor?

Segundo os arquivos do terror, descobertos pelo advogado Martín Almada no Paraguai em 1992, a Operação Condor deixou um saldo de 50 mil mortos, cerca de 30 mil desaparecidos e 400 mil presos políticos.

A estes números são somadas as torturas, o translado de presos a outros países e a constante vigilância dos considerados “inimigos políticos”.