Encontro em BH debate desafios do sindicalismo na atualidade

Líderes sindicais, advogados trabalhistas e representantes dos movimentos sociais do estado de Minas Gerais reúnem-se nesta quinta-feira (24), a partir das 19 horas, para debater os Desafios do Sindicalismo na atualidade: perspectivas e impactos. O evento – promovido pelo Escritório Caldeira Brant – será realizado no CentoeQuatro, na praça Ruy Barbosa, 104, Centro de Belo Horizonte.

A pauta foi eleita pelos advogados do escritório em virtude da forte recessão econômica, das mudanças políticas e sociais que o país enfrenta e da reconfiguração de cenários trabalhistas para o fechamento de acordos e convenções coletivas.

Estarão presentes líderes sindicais, acadêmicos, desembargadores, juízes, procuradores, advogados, representantes de movimentos sociais e políticos. Entre os conferencistas, vão participar o advogado trabalhista e deputado federal, Patrus Ananias, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes, o secretário de Administração e Finanças do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade, José Quirino, um representante da “Mídia Ninja”, conhecida por superar grandes meios de comunicação em engajamento na internet e o sócio fundador da Sociedade de Advogados Caldeira Brant, José Caldeira Brant.

Os convidados para a mesa redonda vão discutir assuntos como dispensa em massa na atual conjuntura econômica, negociação coletiva, contribuição sindical confederativa, terceirização, precarização do trabalho, cenários sociopolíticos, o papel do sindicalismo nos dias de hoje e os novos movimentos sociais engajados de forma horizontal pelas redes.

Logo após a conferência, haverá um coffee break e em seguida uma apresentação musical de choro com Marcos e os Fredericos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected].

Serviço:
Desafios do Sindicalismo na atualidade: perspectivas e impactos em tempos de crise
Dia 24/11
Local: CentoeQuatro- Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte – MG
Evento gratuito aberto ao público
Inscrições: [email protected] Enviar nome, telefone e profissão.
Horário: Debate – 19h até 21h
Coffe Break: 21h às 21h30
Atração musical: 21h30 às 23h
Contato: caldeirabrant.adv.br
www.facebook.com/caldeirabrantadvogados/?fref=ts
Programação

19h Abertura – Desafios e Perspectivas do Sindicalismo: crise e transformação

Mediador: Matheus C. Caldeira Brant sócio do escritório Caldeira Brant e mestre em direito pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito-UFMG

Relato de participação do Escritório Caldeira Brant na história do sindicalismo mineiro- Dr. José Caldeira Brant- sócio fundador do escritório Caldeira Brant, ex-membro da Comissão de Concurso para Juiz do Trabalho do TRT de Minas Gerais, indicado pela OAB/MG

Sindicalismo x poder público: aprendizados e novos desafios-Patrus Ananias Advogado- advogado trabalhista e deputado federal (foto)

Redes Sindicais – uma interface entre Brasil e Italia -Adriana L. Saraiva Lamounier Rodrigues-advogada associada do Escritório Caldeira Brant e doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Roma Tor Vergata

Práticas antissindicais e a defesa dos direitos dos trabalhadores – José Quirino dos Santos, (foto) Tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade/CUT

Novas formas de mobilização política: Internet, ocupações, assembleias horizontais, Kerison Lopes- Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e representante do-“Midia Ninja”.

20h- Coffee break
20h30- Apresentação musical- choro com Marcos e os Fredericos.