Bienal da UNE, no Ceará, contará com cobertura colaborativa 

Há quase vinte anos, a Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) surgiu a partir do entendimento de que era necessário ao movimento estudantil mobilizar uma rede mais diversificada e abrir espaço para as produções de outras áreas de linguagens.

Por Daniela Rebello, do Cuca da UNE


Bienal da UNE, no Ceará, contará com cobertura colaborativa - Reprodução

Nesta 10ª edição, com o tema “Feira da Reinvenção”, o maior encontro estudantil da América Latina vem para evocar todo esse potencial criativo do brasileiro e mostrar como historicamente o povo soube se reinventar. Em guerras e conflitos reafirmamos nossa luta e resistência, criamos danças, poemas e arte em meio a situações extremas, mostrando sempre a capacidade de transformação para a sobrevivência da população diante da realidade opressora.

Após um golpe à democracia, uma agenda de retirada de direitos da população, tentativas de criminalizar os movimentos sociais e rebaixar os incentivos a cultura popular, essa Bienal chega com uma tonelada de fatores de enfrentamento político. Se afirmamos que o golpe é o silenciamento dos que lutam contra suas opressões, entendemos ser nosso papel criar contra narrativas que expressam resistência e que nos possibilita dar voz ao que querem silenciar.

Diante disso, a cobertura colaborativa vem para pôr em prática nossa concepção sobre a importância da comunicação e o poder do comunicador como porta voz de todo o conteúdo cambiado e partilhado nos seis dias de festival. Sobretudo a força mobilizadora das redes sociais, fazendo parte de um processo de democratização da informação, levando a Bienal para um público ainda maior.

A comunicação tem o dever de ser porta voz, logo, deve ser porta voz de toda a resistência feita pelos estudantes brasileiros. Ela assume um enorme papel de desenvolvimento político e de outros saberes, como a cultura. Como comunicadores somos também responsáveis por fazer a cultura chegar, por ter responsabilidade social e democratizar o saber. A comunicação também é uma arte, nela se integram diversas linguagens artísticas como a fotografia, a filmagem, a escrita, de crônicas à cordéis, todas elas apresentadas na Bienal, é a arte narrando arte. Nos provoca a capacidade de questionamento, de indignarmos e tecermos uma nova linha narrativa acerca dos fatos.

Para a equipe de cobertura colaborativa será oferecido uma estrutura de espaço físico com mesas, cadeiras e internet para os diversos fotógrafos, jornalistas, cinegrafistas, repórteres e ativistas inscritos. A cobertura colaborativa também será responsável pela transmissão ao vivo de algumas atividades pontuais da Bienal via Facebook. Queremos expandir conhecimentos, trocar experiências e ampliar o potencial criativo de cada um que se permitir entrar de cabeça para somar nesse time. Vamos construir uma relação de simbiose com os saberes de cada um, são estudantes de todos os cantos do País se encontrando no maior festival estudantil da América Latina, cada um com sua bagagem única de conhecimento. Participe da Cobertura Colaborativa da 10a Bienal da UNE. Seja mídia!

Serviço: 

"10ª Benal de Arte e Cultura da UNE- Feira da Reinvenção"
Data: 29 de janeiro a 3 de fevereiro 
Local: Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará 
Faça aqui sua inscrição na cobertura colaborativa