Mais Médicos fecha ciclo em Contagem com saldo positivo

A adesão de Contagem ao Programa Mais Médicos tem um saldo positivo para a cidade. Prova disso, é que, hoje, as 95 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), possuem um profissional médico. O que significa que, após a adesão ao programa, houve um aumento de 59% na cobertura médica, que passou de 41,48%, em 2013, para 100%, em dezembro de 2015.

Mais Médicos fecha ciclo em Contagem com saldo positivo - Prefeitura de Contagem

Com isso, o número de consultas médicas realizadas pela Estratégia de Saúde da Família, passou de 26.670 para 93.348, um aumento real de 350%.

Os dados apresentados compõem o "Panorama do Impacto do Projeto Mais Médicos no Município de Contagem", apresentado ao prefeito Carlin Moura, na manhã de quarta-feira (9/11). Médicos do programa, a secretária-adjunta de Saúde, Silvana Leite Pereira, e técnicos da secretaria também acompanharam a apresentação, que marcou o encerramento do atual ciclo do Mais Médicos no município.

As primeiras equipes que chegaram a Contagem completaram o prazo máximo de intercâmbio que é de três anos. Com o fim do prazo, essas equipes retornam aos seus países de origem e o Ministério da Saúde providenciará outras equipes para substituí-los.

Outra informação importante apresentada durante o encontro, se refere ao número de internações por causas sensíveis a Atenção Básica, que caiu de 1.258 para 958, uma redução de 23,85%. A melhora é visível, também, nas agendas programadas, como é o caso das consultas de pré-natal que passaram de 3.150 para 9.342, o que equivale a um aumento de 296%.

Carlin Moura agradeceu o trabalho, dedicação e contribuição dos profissionais e destacou que o Programa Mais Médicos foi a maior conquista do país e da cidade nos últimos cem anos, "fruto de um acúmulo que o nosso povo conseguiu e que vocês ajudaram a construir".

Moura fez um comparativo do atendimento de saúde de Contagem com outros municípios e ressaltou a melhoria alcançada aqui nos últimos quatro anos. "Uma cidade como Contagem, que está no centro de uma das regiões mais industrializadas do país, uma das cidades mais desenvolvidas, ter, em 2013, 41% apenas de cobertura médica dentro da Saúde da Família. Imaginem os municípios menores. Olhem o impacto da chegada de vocês, do Mais Médicos, em nossa cidade. Olhem a importância disso. O quanto melhorou o atendimento. Isso foi a maior conquista da nossa população. Esse legado ninguém tira, está registrado e vai fazer diferença fundamental no futuro. Por isso, só tenho a agradecer como gestor, como prefeito, como pessoa, militante e amigo".

O Mais Médicos é impactante para a população do Brasil, não só no que diz respeito ao atendimento médico, mas também para a educação, no que diz respeito à formação de novos médicos, com a criação de novas faculdades de medicina; além de aporte para melhorar as unidades de saúde, melhorando a ambiência, ampliando o número de unidades para que a população tivesse uma maior capilarização da atenção básica.

O prefeito Carlin Moura, junto com a Frente Nacional de Prefeitos, teve papel destacado junto ao governo federal para conquistar a prorrogação do Programa Mais Médicos por mais três anos. Também em função da firme atuação de Carlin Moura, Contagem foi contemplada com o curso de medicina na PUC Contagem, curso esse vinculado diretamente ao Programa Mais Médicos. Serão disponibilizados para a cidade de Contagem 50 vagas, inicialmente.

De acordo com Moura, os profissionais foram testemunhas da história do país, pois chegaram no momento em que o Brasil estava conseguindo superar um atraso histórico, no qual as pessoas não tinham o acesso ao atendimento, mas estão indo embora em um contexto diferente, quando os investimentos na saúde estão sendo congelados. "Nosso país ainda vive essa grande contradição. Possibilitamos a cobertura da Atenção Básica, mas para fazer a engrenagem funcionar para frente, pressupõe investimento nos atendimentos especializados, nas cirurgias, um alto investimento na saúde. Mas o que estamos assistindo é justamente o contrário: com a aprovação da PEC 241/55, teremos um decréscimo, uma diminuição nos investimentos. Isso é muito grave. Um retrocesso".

A secretária-adjunta de Saúde, Silvana Leite Pereira, agradeceu aos profissionais por terem ajudado a iniciar um novo momento na saúde do município, uma nova forma de atender e de fazer saúde. "Não é a consulta, pela consulta, não é o medicamento pelo medicamento. Este fato pode ser verificado na redução das internações sensíveis à Atenção Básica. Isso só se faz com um novo modelo de vínculo, de atenção. A vinda de vocês significou uma oportunidade de fazer diferente, de uma nova abordagem para a saúde. Essa mistura de culturas, de pensar a medicina de diferentes formas, criou um saldo muito interessante para os profissionais e também para a população".

Para o médico Antônio Lopez Hernandez, que trabalha em unidades de saúde na região da Ressaca, a experiência foi muito importante, não só pela possibilidade de conhecer um sistema diferente do utilizado em seu país de origem, Cuba, como também pela oportunidade de trabalhar próximo à comunidade. "Nosso trabalho enfrenta dificuldades, mas é fundamental para melhorar a saúde das famílias. Essa interação com a população é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Em nome de todos que participaram do programa eu agradeço a oportunidade de trabalhar em Contagem".

O médico Alexeis Isaac Oconor agradeceu a acolhida e a disposição de todos os envolvidos que auxiliaram no processo de adaptação e a resolver as dificuldades que surgiram ao longo dos três anos em que trabalhou no município. "Nós enfrentamos um desafio muito grande. Agora, que encerramos um ciclo de trabalho, estamos com a sensação de dever cumprido. Os médicos que virão e serão incorporados, vão aperfeiçoar o trabalho que começamos".

Segundo Alexeis, o desafio agora é o de desenvolver uma política de saúde preventiva, que atue para mudar os hábitos e estilo de vida da população que interferem e prejudicam diretamente a saúde. "A obesidade, por exemplo, que atinge cerca de 40% da população da cidade, está associada a doenças graves como hipertensão, vasculares cerebrais, cardíacas, entre outras. É preciso atingir este ponto do atendimento primário, o da prevenção".

Mais Médicos Contagem

Contagem aderiu ao programa, em 2013, e os médicos iniciaram sua missão pelo programa em setembro do mesmo ano, atuando em Unidades Básicas de Saúde, com deficit de profissionais médicos, nas regiões de Vargem das Flores, Nacional, Ressaca, Petrolândia, Sede e Industrial.

Inicialmente, Contagem foi habilitada para receber 47 médicos do programa. Em função da demanda do município e da boa aceitação por parte da população, hoje, 56 profissionais atuam na cidade, sendo 29 de nacionalidade cubana, 19 brasileiros (sete intercambistas) e oito do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab).

A coordenadora da Atenção Básica de Contagem, Fernanda Cunha Carvalho, explicou que todos os médicos, ao chegarem a Contagem, passaram por uma capacitação com o intuito de nivelar informações, situá-los sobre a realidade do município, conhecer os protocolos clínicos nacionais e fluxos da Rede de Municipal de Saúde. "Além dessa formação inicial, todos os profissionais recebem orientação de supervisores, vinculados à Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e realizam curso de especialização pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nescon), da Faculdade de Medicina da UFMG".

Ela também ressaltou a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que confirma a aceitação e aprovação do programa pelos usuários. Segundo a pesquisa, 87% dos usuários apontaram que a atenção do profissional, durante a consulta, melhorou; enquanto 82% dos usuários afirmaram que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde. A pesquisa também apontou que 85% dos usuários do SUS afirmaram que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais do programa.

De acordo com a Fernanda Cunha Carvalho, um dos ganhos do programa está relacionado ao vínculo entre médico e paciente. Ela explicou que a rotatividade de médicos é muito grande, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade. "Quando temos um médico que fica na equipe por um ano, dois ou três, como é o caso dos profissionais do Mais Médicos, o acompanhamento se torna muito mais linear e próximo em relação àquela família. Ele conhece a família, as condições de vida, acompanha a patologia da pessoa, e sabe tratá-la de modo a garantir a melhoria da saúde e da qualidade de vida. O médico cria um vínculo com aquela comunidade".

Opinião reforçada pelo médico cubano, Alexeis Isaac Oconor. "Nossa missão é mais perto e com a população. Para isso, o importante é fazer parcerias, trocar experiências e oferecer o melhor aos pacientes".