Programa Ronda Maria da Penha da Bahia é destaque no Congresso 

A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher realizou audiência pública, nesta quarta-feira (9), para apresentar aos parlamentares o “Ronda Maria da Penha”, programa das secretarias de Política para as Mulheres e de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Programa Ronda Maria da Penha da Bahia é destaque no Congresso - Ass. Dep. Alice Portugal

No evento, que contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, e da Major da Polícia Militar da Bahia, Denice do Rosário, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), destacou o importante trabalho realizado pela Ronda Maria da Penha.

“Vivemos aqui no Brasil uma onda reacionária e antidemocrática que se reflete diretamente sobre os interesses dos direitos das mulheres. Na Bahia, a Ronda Maria da Penha é um programa que muito nos orgulha com os seus resultados. Por isso, quero parabenizar a secretária Olívia Santana e a Major Denice pela coragem e determinação com o combate à violência contra a mulher na Bahia”, afirmou Alice.

A secretária Olívia informou que a Ronda Maria da Penha, fundada em 8 de março de 2015, foi inspirada na “Patrulha Maria da Penha” da Brigada Militar do Rio Grande do Sul para atuar na prevenção e enfrentamento a violência contra mulher no Estado da Bahia. O programa já atendeu mais de 400 mulheres. Em atendimentos, visitas e acompanhamentos, o número passa de três mil, segundo a Major Denice do Rosário.

“As mulheres baianas já conseguem enxergar uma rede de atendimento. Uma atendida, em especial, nos denominou de salvadores de Marias. Nós somos salvadores de Marias Denices, Marias Olívias, Marias Moemas, Marias Alices, Marias Josianes, Marias da Penha”, disse a Major.

Na audiência, a secretária Olívia e a Major Denice foram homenageadas pela Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher pelo trabalho de sucesso realizado na Bahia em prol das mulheres.