Sanders: Eleição de Trump, efeito da raiva da classe média em declínio

Bernie Sanders, ex-postulante a candidato pelo Partido Democrata dos Estados Unido nas primárias, afirmou que a vitória de Donald Trump é resultado da indignação da classe média com a recessão econômica e do modelo político estabelecido pela elite e pelos meios de comunicação norte-americanos.

Bernie Sanders

"Donald Trump aproveitou a raiva de uma classe média em declínio, que está doente e cansada da economia do establishment, da política do establishment e dos meios de comunicação do establishment", disse o senador de Vermont foi feita em uma publicação na sua página no Facebook.

E completou: "As pessoas estão cansadas de trabalhar mais horas e por salários mais baixos, de ver empregos dignos e bem pagos a ir para a China e outros países de baixos salários, de milionários não pagarem quaisquer impostos federais e de não poderem pagar uma educação universitária para os seus filhos – tudo isso enquanto os muito ricos se tornam muito mais ricos".

O democrata também aproveitou para avisar Trump que se levar a cabo medidas "racistas, sexistas, xenófobas e que prejudiquem o ambiente", terá uma "oposição vigorosa". Se isso não acontecer, Sanders promete "trabalhar com ele".