Acadêmicos ocupam Campus da UFCA em protesto contra PEC 55

Desde último domingo, dia 6 de novembro, estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estão ocupando o Campus, na cidade do Crato, em protesto contra a PEC do Teto. Mais de 150 acadêmicos ocuparam o prédio logo após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas no Campus estão suspensas.

Acadêmicos ocupam Campus da UFCA em protesto contra PEC 55

Na noite da última terça-feira (08), universitários dos cursos de Jornalismo e Design aprovaram, em assembleia, a ocupação no Campus de Juazeiro do Norte. A expectativa é de que os outros cursos realizem assembleia ao longo desta semana para decidirem se irão ocupar, ou não, o Campus. Os protestos da UFCA fazem parte de um manifesto nacional contra a PEC 55, antiga PEC 241. Eles também são a favor da greve geral da educação.

De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mais de mil instituições de ensino em todo o país estão ocupadas. A onda de protestos começou no início de outubro, no Paraná, estado que abriga o maior número de ocupações. Devido as ocupações, o Enem precisou ser adiado em 364 locais de prova, atingindo mais de 241 mil candidatos.

PEC

O texto da Proposta de Emenda à Constituição foi aprovado pela Câmara de Deputados e encaminhado para o Senado. A PEC limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, entre eles, os investimentos em educação, determinando um gasto mínimo obrigatório para o setor: o investimento do ano anterior corrigido pela inflação.