Ubes repudia atuação arbitrária e fascista da PM do Tocantis

Na última quinta-feira (27) por volta das nove horas da manhã, estudantes secundaristas que ocupam a escola estadual CEM Dona Filomena do município de Miracema do Tocantins (TO) foram abordados de forma arbitrária e fascista pela polícia militar e pelo promotor de justiça da vara da infância do estado.

Estudantes são presos e algemados por ocuparem escola no Tocantins - Reprodução

A PM e o promotor exigiam a desocupação imediata sem qualquer mandado judicial de reintegração de posse e reverberando diversas ameaças e intimidações com abuso de poder. Por medida de segurança, resistência e alegando a falta de base jurídica para a atuação, os/as estudantes se negaram a abrir os portões até a chegada dos/as advogados/as apoiadores/as e de um devido mandado judicial.

Logo depois, os policiais e o promotor quebraram o cadeado dos portões e invadiram a escola, usando da violência física e algemando estudantes. A maioria eram menores de idade.

A Ubes repudia veemente essa atuação fascista por parte da polícia militar e dos órgãos do judiciário contra os/as estudantes secundaristas em luta. Denunciamos, também, o governador golpista do estado do Tocantins Marcelo Miranda, que não teve nenhum posicionamento e que serve aos mandos de Michel Temer.

Já são mais de 1100 escolas ocupadas em todo o país e estas estão sendo exemplos reais de organização, construção coletiva e participação social da juventude brasileira.

Estamos fazendo história e construindo a educação que a gente pensa e defende. Continuaremos firmes na luta. Não aceitaremos qualquer tipo de intimidação e uso da força do estado. Não nos enfraqueceremos por isso.

Nosso recado é claro: não arredaremos o pé até derrubarmos a PEC da maldade, a MP da (DE)forma do ensino médio e o governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.