Geraldo Júlio, prefeito reeleito do Recife, critica PEC 241

O prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), criticou nesta segunda-feira (31) a PEC 241, que congela os investimento pelos próximos 20 anos, principalmente de saúde e educação. Ele criticou a falta de diálogo do governo ao tenta impor a medida e apontou que há erros que necessitam de estudo e discussão para implementação. Aprovada na Câmara dos Deputados, a PEC tramita no Senado.

Geraldo Julio

"Ser contra a PEC como ela está não é ser contra o ajuste fiscal. Ela contém erros. Não pode congelar gastos da saúde, da educação, e não congelar gastos financeiros do governo. Vai restringir o social e permitir gastos financeiros, isso é um erro. Tem um desequilíbrio nisso. O Brasil precisa de um conjunto de propostas. A reforma da previdência precisa ser discutida. Precisa ver em que base vai acontecer para a gente poder se posicionar", enfatizou.

O prefeito criticou ainda a falta de repassa para os municípios por parte do governo de Michel Temer. Ele aponta a descentralização de recursos como uma das alternativas contra a crise financeira que atinge os governos municipais de várias cidades do país.

"A gente vive em um momento em que municípios têm sido penalizados. Primeiro com o pacto federativo, em que os recursos ficam em Brasilia. Antes, eles eram descentralizados. A distribuição perdeu a proporcionalidade que tinha em 1989, é uma situação que precisa ser resolvida, tem que dar mais autonomia aos municípios. Os recursos precisam estar nos municípios, é coisa que precisa ser vista, uma pauta supernecessária. Os municípios precisam de recursos federais, alguns estão sem conseguir pagar folha de pagamento, tem que descentralizar", defendeu.